A estatística na contemporaneidade se tornou imprescindível para compreender o mundo que nós rodeia. A partir disso, esse artigo em seu desenvolvimento se preocupou em identificar as percepções de jovens acerca da importância do letramento estatístico para a compreensão das questões da atualidade. Para isso, foi realizada uma pesquisa com uma turma do 1º ano do Ensino Médio, com 24 estudantes, de uma escola pública do Estado da Paraíba. A coleta de dados se deu mediante a aplicação de um questionário semiestruturado com 14 questões. Foi dado um foco qualitativo nas análises se preocupando em compreender o ponto de vista dos participantes. Foi constatado que os estudantes possuem percepções superficiais acerca da estatística no que se refere a compreensão de questões importantes e atuais e que apesar de fazerem uso em seus cotidianos, de diferentes formas, pouco a visualizam como algo predominante. Apesar disso, em algumas questões foi possível perceber aspectos críticos ao serem deparados com informações sobre temas atuais, que são cotidianamente veiculadas por meios de comunicações, onde afirmaram não serem tão confiáveis, muitas vezes distorcidas e também não verdadeiras.