Artigo Anais X EPBEM e V ECMAT

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES ACERCA DA IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO ESTATÍSTICO PARA A COMPREENSÃO DE TEMAS DA ATUALIDADE

Palavra-chaves: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES, LETRAMENTO ESTATÍSTICO, PENSAMENTO CRÍTICO Comunicação Oral (CO) ET-07: Formação de Professores que ensinam Matemática
"2018-09-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45195
    "edicao_id" => 98
    "trabalho_id" => 95
    "inscrito_id" => 451
    "titulo" => "PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES ACERCA DA IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO ESTATÍSTICO PARA A COMPREENSÃO DE TEMAS DA ATUALIDADE"
    "resumo" => "A estatística na contemporaneidade  se tornou imprescindível para compreender o mundo que nós rodeia. A partir disso, esse artigo em seu desenvolvimento se preocupou em identificar as percepções de jovens acerca da importância do letramento estatístico para a compreensão das questões da atualidade. Para isso, foi realizada uma pesquisa com uma turma do 1º ano do Ensino Médio, com 24 estudantes, de uma escola pública do Estado da Paraíba. A coleta de dados se deu mediante a aplicação de um questionário semiestruturado com 14 questões. Foi dado um foco qualitativo nas análises se preocupando em compreender o ponto de vista dos participantes. Foi constatado que os estudantes possuem percepções superficiais acerca da estatística no que se refere a compreensão de questões importantes e atuais e que apesar de fazerem uso em seus cotidianos, de diferentes formas, pouco a visualizam como algo predominante. Apesar disso, em algumas questões foi possível perceber aspectos críticos ao serem deparados com informações sobre temas atuais, que são cotidianamente veiculadas por meios de comunicações, onde afirmaram não serem tão confiáveis, muitas vezes distorcidas e também não verdadeiras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-07: Formação de Professores que ensinam Matemática"
    "palavra_chave" => "PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES, LETRAMENTO ESTATÍSTICO, PENSAMENTO CRÍTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV121_MD1_SA7_ID451_28082018234549.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIANA DO NASCIMENTO ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "FABIANA"
    "autor_email" => "fabianna-angel@hotmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-epbem-e-v-ecmat"
    "edicao_nome" => "Anais X EPBEM e V ECMAT"
    "edicao_evento" => "X Encontro Paraibano de Educação Matemática & V Encontro Cajazeirense de Matemática"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2018"
    "edicao_logo" => "5e49bdd53828c_16022020191029.png"
    "edicao_capa" => "5f186cd09726d_22072020134400.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-09-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45195
    "edicao_id" => 98
    "trabalho_id" => 95
    "inscrito_id" => 451
    "titulo" => "PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES ACERCA DA IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO ESTATÍSTICO PARA A COMPREENSÃO DE TEMAS DA ATUALIDADE"
    "resumo" => "A estatística na contemporaneidade  se tornou imprescindível para compreender o mundo que nós rodeia. A partir disso, esse artigo em seu desenvolvimento se preocupou em identificar as percepções de jovens acerca da importância do letramento estatístico para a compreensão das questões da atualidade. Para isso, foi realizada uma pesquisa com uma turma do 1º ano do Ensino Médio, com 24 estudantes, de uma escola pública do Estado da Paraíba. A coleta de dados se deu mediante a aplicação de um questionário semiestruturado com 14 questões. Foi dado um foco qualitativo nas análises se preocupando em compreender o ponto de vista dos participantes. Foi constatado que os estudantes possuem percepções superficiais acerca da estatística no que se refere a compreensão de questões importantes e atuais e que apesar de fazerem uso em seus cotidianos, de diferentes formas, pouco a visualizam como algo predominante. Apesar disso, em algumas questões foi possível perceber aspectos críticos ao serem deparados com informações sobre temas atuais, que são cotidianamente veiculadas por meios de comunicações, onde afirmaram não serem tão confiáveis, muitas vezes distorcidas e também não verdadeiras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-07: Formação de Professores que ensinam Matemática"
    "palavra_chave" => "PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES, LETRAMENTO ESTATÍSTICO, PENSAMENTO CRÍTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV121_MD1_SA7_ID451_28082018234549.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIANA DO NASCIMENTO ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "FABIANA"
    "autor_email" => "fabianna-angel@hotmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-epbem-e-v-ecmat"
    "edicao_nome" => "Anais X EPBEM e V ECMAT"
    "edicao_evento" => "X Encontro Paraibano de Educação Matemática & V Encontro Cajazeirense de Matemática"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2018"
    "edicao_logo" => "5e49bdd53828c_16022020191029.png"
    "edicao_capa" => "5f186cd09726d_22072020134400.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-09-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de setembro de 2018

Resumo

A estatística na contemporaneidade se tornou imprescindível para compreender o mundo que nós rodeia. A partir disso, esse artigo em seu desenvolvimento se preocupou em identificar as percepções de jovens acerca da importância do letramento estatístico para a compreensão das questões da atualidade. Para isso, foi realizada uma pesquisa com uma turma do 1º ano do Ensino Médio, com 24 estudantes, de uma escola pública do Estado da Paraíba. A coleta de dados se deu mediante a aplicação de um questionário semiestruturado com 14 questões. Foi dado um foco qualitativo nas análises se preocupando em compreender o ponto de vista dos participantes. Foi constatado que os estudantes possuem percepções superficiais acerca da estatística no que se refere a compreensão de questões importantes e atuais e que apesar de fazerem uso em seus cotidianos, de diferentes formas, pouco a visualizam como algo predominante. Apesar disso, em algumas questões foi possível perceber aspectos críticos ao serem deparados com informações sobre temas atuais, que são cotidianamente veiculadas por meios de comunicações, onde afirmaram não serem tão confiáveis, muitas vezes distorcidas e também não verdadeiras.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.