Sabe-se que nos dias atuais e dado o contexto no qual estamos inseridos, é imprescindível que o aluno, seja capaz de interpretar todos os dados que são jogados em forma de avalanche e devem ser usados em tomadas de decisões importantes. Este texto tem por objetivo trazer uma sequência de atividades dentro e fora da sala de aula, que concebe o ensino de conteúdos de estatística no Ensino Médio utilizando a ferramenta de Educação e Letramento Estatístico como impulsionador para atender a essa demanda e para proporcionar uma aprendizagem significativa. Utilizamos a Teoria da Pesquisa Qualitativa de D’ambrósio (2009), do conceito de letramento estatístico proposto por Gal (apud Almeida,2010), dos princípios de sócio construtivismo de Vygotsky (1998) e também das recomendações encontradas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). A atividade possui quatro momentos: O primeiro, que trata acerca da familiarização com o tema por parte da turma; o segundo, que é a divisão em grupos da turma e delimitação dos temas a serem pesquisados, o terceiro momento que se trata da elaboração dos questionários para entrevistas e matematização dos dados recolhidos, e por último o quarto, que trata da socialização e culminância da utilização do conceito de letramento estatístico. Esperamos que com esta atividade os discentes sejam capazes de entender como funcionam as pesquisas e serem capazes de tomar partido em algumas situações baseados em dados estatísticos e sua correta leitura. Ainda neste ano de 2018 esta proposta deverá ser aplicada em uma escola de Ensino Médio regular.