No ambiente escolar a influência robótica no processo de ensino e aprendizagem é importante para despertar o interesse dos alunos em matemática. Professores no contexto das tecnologias assumem uma nova didática pedagógica. A programação robótica que utiliza o raciocínio lógico presente no processo de ensino e aprendizagem do conhecimento matemático. Considerando as possibilidades da robótica para educação matemática questionam-se os resultados do seu uso no desempenho dos alunos. O objetivo geral deste trabalho foi analisar a influência da robótica na aprendizagem de matemática de alunos do 7° ano do ensino fundamental. O lócus da pesquisa foi a E.C.I.E.F.M. Assis Chateaubriand, no município de Campina Grande PB ano de 2017, em que se observou no universo de 71 alunos matriculados em duas turmas, a amostra de 20 alunos subdivididos em dois grupos iguais, onde se compararam os resultados obtidos em conteúdos de lógica matemática e desenho gráfico, entre alunos que tiveram aulas de robótica e alunos que não as tiveram. A metodologia utilizada foi do tipo pesquisa-ação enfocando na apresentação dos resultados aspectos qualitativos percebidos na construção de robôs em sala de aula, e do acompanhamento da evolução do conhecimento com a inserção das ferramentas tecnológicas educacionais e o desempenho comparado entre as notas resultantes da aplicação do teste de raciocínio lógico. Para analise dos resultados apresentou-se uma tabela verdade, demonstrando que o estudo do conteúdo robótica com alunos do ensino fundamental recria o estímulo do raciocínio lógico influenciando positivamente no foco da aprendizagem do aluno, melhorando consequentemente seu desempenho escolar.