Artigo Anais X EPBEM e V ECMAT

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

A INFLUÊNCIA DA ROBÓTICA NO ENSINO APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: ROBÓTICA EDUCACIONAL, ENSINO, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática
"2018-09-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45137
    "edicao_id" => 98
    "trabalho_id" => 18
    "inscrito_id" => 368
    "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA ROBÓTICA NO ENSINO APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "No ambiente escolar a influência robótica no processo de ensino e aprendizagem é importante para despertar o interesse dos alunos em matemática. Professores no contexto das tecnologias assumem uma nova didática pedagógica. A programação robótica que utiliza o raciocínio lógico presente no processo de ensino e aprendizagem do conhecimento matemático. Considerando as possibilidades da robótica para educação matemática questionam-se os resultados do seu uso no desempenho dos alunos. O objetivo geral deste trabalho foi analisar a influência da robótica na aprendizagem de matemática de alunos do 7° ano do ensino fundamental. O lócus da pesquisa foi a E.C.I.E.F.M. Assis Chateaubriand, no município de Campina Grande PB ano de 2017, em que se observou no universo de 71 alunos matriculados em duas turmas, a amostra de 20 alunos subdivididos em dois grupos iguais, onde se compararam os resultados obtidos em conteúdos de lógica matemática e desenho gráfico, entre alunos que tiveram aulas de robótica e alunos que não as tiveram. A metodologia utilizada foi do tipo pesquisa-ação enfocando na apresentação dos resultados aspectos qualitativos percebidos na construção de robôs em sala de aula, e do acompanhamento da evolução do conhecimento com a inserção das ferramentas tecnológicas educacionais e o desempenho comparado entre as notas resultantes da aplicação do teste de raciocínio lógico. Para analise dos resultados apresentou-se uma tabela verdade, demonstrando que o estudo do conteúdo robótica com alunos do ensino fundamental recria o estímulo do raciocínio lógico influenciando positivamente no foco da aprendizagem do aluno, melhorando consequentemente seu desempenho escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL, ENSINO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV121_MD1_SA3_ID368_12082018195331.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELO QUERINO GOMES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARCELO QUERINO"
    "autor_email" => "marceloquerino30@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-epbem-e-v-ecmat"
    "edicao_nome" => "Anais X EPBEM e V ECMAT"
    "edicao_evento" => "X Encontro Paraibano de Educação Matemática & V Encontro Cajazeirense de Matemática"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2018"
    "edicao_logo" => "5e49bdd53828c_16022020191029.png"
    "edicao_capa" => "5f186cd09726d_22072020134400.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-09-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45137
    "edicao_id" => 98
    "trabalho_id" => 18
    "inscrito_id" => 368
    "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA ROBÓTICA NO ENSINO APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "No ambiente escolar a influência robótica no processo de ensino e aprendizagem é importante para despertar o interesse dos alunos em matemática. Professores no contexto das tecnologias assumem uma nova didática pedagógica. A programação robótica que utiliza o raciocínio lógico presente no processo de ensino e aprendizagem do conhecimento matemático. Considerando as possibilidades da robótica para educação matemática questionam-se os resultados do seu uso no desempenho dos alunos. O objetivo geral deste trabalho foi analisar a influência da robótica na aprendizagem de matemática de alunos do 7° ano do ensino fundamental. O lócus da pesquisa foi a E.C.I.E.F.M. Assis Chateaubriand, no município de Campina Grande PB ano de 2017, em que se observou no universo de 71 alunos matriculados em duas turmas, a amostra de 20 alunos subdivididos em dois grupos iguais, onde se compararam os resultados obtidos em conteúdos de lógica matemática e desenho gráfico, entre alunos que tiveram aulas de robótica e alunos que não as tiveram. A metodologia utilizada foi do tipo pesquisa-ação enfocando na apresentação dos resultados aspectos qualitativos percebidos na construção de robôs em sala de aula, e do acompanhamento da evolução do conhecimento com a inserção das ferramentas tecnológicas educacionais e o desempenho comparado entre as notas resultantes da aplicação do teste de raciocínio lógico. Para analise dos resultados apresentou-se uma tabela verdade, demonstrando que o estudo do conteúdo robótica com alunos do ensino fundamental recria o estímulo do raciocínio lógico influenciando positivamente no foco da aprendizagem do aluno, melhorando consequentemente seu desempenho escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL, ENSINO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV121_MD1_SA3_ID368_12082018195331.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELO QUERINO GOMES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARCELO QUERINO"
    "autor_email" => "marceloquerino30@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-epbem-e-v-ecmat"
    "edicao_nome" => "Anais X EPBEM e V ECMAT"
    "edicao_evento" => "X Encontro Paraibano de Educação Matemática & V Encontro Cajazeirense de Matemática"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2018"
    "edicao_logo" => "5e49bdd53828c_16022020191029.png"
    "edicao_capa" => "5f186cd09726d_22072020134400.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-09-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de setembro de 2018

Resumo

No ambiente escolar a influência robótica no processo de ensino e aprendizagem é importante para despertar o interesse dos alunos em matemática. Professores no contexto das tecnologias assumem uma nova didática pedagógica. A programação robótica que utiliza o raciocínio lógico presente no processo de ensino e aprendizagem do conhecimento matemático. Considerando as possibilidades da robótica para educação matemática questionam-se os resultados do seu uso no desempenho dos alunos. O objetivo geral deste trabalho foi analisar a influência da robótica na aprendizagem de matemática de alunos do 7° ano do ensino fundamental. O lócus da pesquisa foi a E.C.I.E.F.M. Assis Chateaubriand, no município de Campina Grande PB ano de 2017, em que se observou no universo de 71 alunos matriculados em duas turmas, a amostra de 20 alunos subdivididos em dois grupos iguais, onde se compararam os resultados obtidos em conteúdos de lógica matemática e desenho gráfico, entre alunos que tiveram aulas de robótica e alunos que não as tiveram. A metodologia utilizada foi do tipo pesquisa-ação enfocando na apresentação dos resultados aspectos qualitativos percebidos na construção de robôs em sala de aula, e do acompanhamento da evolução do conhecimento com a inserção das ferramentas tecnológicas educacionais e o desempenho comparado entre as notas resultantes da aplicação do teste de raciocínio lógico. Para analise dos resultados apresentou-se uma tabela verdade, demonstrando que o estudo do conteúdo robótica com alunos do ensino fundamental recria o estímulo do raciocínio lógico influenciando positivamente no foco da aprendizagem do aluno, melhorando consequentemente seu desempenho escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.