O presente artigo tem como pressuposto apontar algumas reflexões sobre a importância da aplicação de atividades de cunho investigativo na sala de aula. A origem desse artigo se deu a partir de uma atividade sobre sólidos geométricos aplicada em uma turma do sexto ano em uma escola pública de ensino regular localizada no sertão do estado da Paraíba, no ano de 2018. O presente trabalho discute sobre o potencial dessa metodologia na sala de aula. A temática em questão aponta-se como relevante pelo fato dessa metodologia contribuir para que a aprendizagem em Matemática seja efetivada de forma dinâmica e ao mesmo tempo usando do raciocínio dos próprios alunos, pois este método permite aos discentes produzirem diferentes significados e apresentarem entusiasmo pela Matemática, permitindo-lhes uma melhor compreensão das temáticas estudadas na sala de aula. A partir da confecção de alguns sólidos geométricos foi aplicada uma atividade escrita com o objetivo de conhecer os diferentes conhecimentos atribuídos pelos alunos ao longo do processo de investigação. Antes da aplicação da atividade foi explorado este conteúdo e após a sua explanação abordamos tal atividade no intuito de conhecermos as dificuldades e as aprendizagens dos alunos sobre a respectiva temática e também observarmos a percepção que os alunos tinham sobre o número de arestas, vértices e faces dos sólidos geométricos regulares. Na atividade, constituída de seis questões, foi focado os conhecimentos adquiridos tanto na explanação das aulas como da percepção que eles tiveram ao construir os respectivos sólidos geométricos.