O presente trabalho percorre pelas metas oferecidas pelo o Plano Nacional da Educação nos fatores referentes a formação de professores, especificamente os de Matemática. A formação acadêmica influencia no processo de ensino e aprendizagem na educação básica, e acreditamos numa prática docente reflexiva e igualitária. Por isso, nesse estudo, o nosso objetivo foi de refletir sobre as concepções dos professores de licenciatura em Matemática relacionados ao PNE e se a formação dos futuros professores os preparam para praticar uma educação igualitária. Em relação aos resultados, a maioria os professores, apesar de não terem concepções específicas sobre o Plano Nacional da Educação relacionados a formação de professores do CAA para uma prática docente igualitária, se mostraram atentos as questões que envolvem esses três universos e o quanto é importante promover esses aspectos na vida dos futuros professores os quais estão formando na Universidade, porém isso não deveria se tratar de uma maioria. Os resultados nos levam a interferir que é necessária uma conscientização dos professores dos cursos de licenciaturas de que eles também se encontram em situação de aprendizagem visto que, no momento da sua atividade, eles aprendem sobre o aluno e sobre a adequação (ou não) das metodologias adotadas na sala de aula e das políticas públicas que possibilitam essa prática.