FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE SOBRE AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFPE-CAA SOBRE O PNE E A PRÁTICA DOCENTE IGUALITÁRIA E REFLEXIVA
"2018-09-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45158 "edicao_id" => 98 "trabalho_id" => 17 "inscrito_id" => 27 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE SOBRE AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFPE-CAA SOBRE O PNE E A PRÁTICA DOCENTE IGUALITÁRIA E REFLEXIVA" "resumo" => "O presente trabalho percorre pelas metas oferecidas pelo o Plano Nacional da Educação nos fatores referentes a formação de professores, especificamente os de Matemática. A formação acadêmica influencia no processo de ensino e aprendizagem na educação básica, e acreditamos numa prática docente reflexiva e igualitária. Por isso, nesse estudo, o nosso objetivo foi de refletir sobre as concepções dos professores de licenciatura em Matemática relacionados ao PNE e se a formação dos futuros professores os preparam para praticar uma educação igualitária. Em relação aos resultados, a maioria os professores, apesar de não terem concepções específicas sobre o Plano Nacional da Educação relacionados a formação de professores do CAA para uma prática docente igualitária, se mostraram atentos as questões que envolvem esses três universos e o quanto é importante promover esses aspectos na vida dos futuros professores os quais estão formando na Universidade, porém isso não deveria se tratar de uma maioria. Os resultados nos levam a interferir que é necessária uma conscientização dos professores dos cursos de licenciaturas de que eles também se encontram em situação de aprendizagem visto que, no momento da sua atividade, eles aprendem sobre o aluno e sobre a adequação (ou não) das metodologias adotadas na sala de aula e das políticas públicas que possibilitam essa prática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-07: Formação de Professores que ensinam Matemática" "palavra_chave" => "PNE, MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV121_MD1_SA7_ID27_12082018163046.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA HAYANA MONTEIRO SANTOS" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA HAYANA MONTEIRO SANTOS" "autor_email" => "jessicahayanna22@gmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-epbem-e-v-ecmat" "edicao_nome" => "Anais X EPBEM e V ECMAT" "edicao_evento" => "X Encontro Paraibano de Educação Matemática & V Encontro Cajazeirense de Matemática" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2018" "edicao_logo" => "5e49bdd53828c_16022020191029.png" "edicao_capa" => "5f186cd09726d_22072020134400.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-09-12 00:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45158 "edicao_id" => 98 "trabalho_id" => 17 "inscrito_id" => 27 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE SOBRE AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFPE-CAA SOBRE O PNE E A PRÁTICA DOCENTE IGUALITÁRIA E REFLEXIVA" "resumo" => "O presente trabalho percorre pelas metas oferecidas pelo o Plano Nacional da Educação nos fatores referentes a formação de professores, especificamente os de Matemática. A formação acadêmica influencia no processo de ensino e aprendizagem na educação básica, e acreditamos numa prática docente reflexiva e igualitária. Por isso, nesse estudo, o nosso objetivo foi de refletir sobre as concepções dos professores de licenciatura em Matemática relacionados ao PNE e se a formação dos futuros professores os preparam para praticar uma educação igualitária. Em relação aos resultados, a maioria os professores, apesar de não terem concepções específicas sobre o Plano Nacional da Educação relacionados a formação de professores do CAA para uma prática docente igualitária, se mostraram atentos as questões que envolvem esses três universos e o quanto é importante promover esses aspectos na vida dos futuros professores os quais estão formando na Universidade, porém isso não deveria se tratar de uma maioria. Os resultados nos levam a interferir que é necessária uma conscientização dos professores dos cursos de licenciaturas de que eles também se encontram em situação de aprendizagem visto que, no momento da sua atividade, eles aprendem sobre o aluno e sobre a adequação (ou não) das metodologias adotadas na sala de aula e das políticas públicas que possibilitam essa prática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-07: Formação de Professores que ensinam Matemática" "palavra_chave" => "PNE, MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV121_MD1_SA7_ID27_12082018163046.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA HAYANA MONTEIRO SANTOS" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA HAYANA MONTEIRO SANTOS" "autor_email" => "jessicahayanna22@gmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-epbem-e-v-ecmat" "edicao_nome" => "Anais X EPBEM e V ECMAT" "edicao_evento" => "X Encontro Paraibano de Educação Matemática & V Encontro Cajazeirense de Matemática" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2018" "edicao_logo" => "5e49bdd53828c_16022020191029.png" "edicao_capa" => "5f186cd09726d_22072020134400.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-09-12 00:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }