O presente trabalho relata uma experiência vivenciada entre discentes do curso de Licenciatura em Matemática, pela Universidade Federal de Campina Grande –UFCG - CES e estudantes da Escola Municipal Julieta de Lima e Costa, situada no município de Cuité –PB numa conexão entre ensino superior e comunidade em busca de investigar, pesquisar e desenvolver atividades práticas alternativas para contribuir no processo de ensino e aprendizagem em Matemática com alunos da turma de 7ºano do Ensino Fundamental II. Este estudo aborda o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação como ferramenta facilitadora no ensino para o professor em formação. Uma pesquisa de cunho qualitativo – reflexivo sob teoria e prática realizada com o auxilio do software Geogebra como metodologia alternativa educacional no ensino de Funções afim. Cujo objetivo principal desse estudo é introduzir a conceito – ideia de função afim, o comportamento geométrico da função, relacionando a forma algébrica com a forma geométrica, além de relacionar com algumas situações do cotidiano. Depois voltando para forma algébrica, e podemos mostrar como usamos a função afim no cotidiano, através de resolução de problemas. A partir da análise feita pela observação na atividade de fixação e em sala vemos que a maior dificuldade dos alunos é entender o que realmente está acontecendo, e fica sem entender o que está por trás dos cálculos, como nos intensificamos como alunos também e temos dúvidas isso ajudou bastante aos alunos se sentirem a vontade para fazer questionamentos e tirar suas dúvidas durante a atividade realizada.