O direito comum a todos de acesso ao ensino regular existe para que as diferenças sociais exterior ao ambiente da sala de aula possa ser diminuídas. Porém, essa inclusão não deve ser somente a garantia de vaga dentro da escola, ela deve existir para que cada aluno tenha sua diferença cognitiva reconhecida e que sejam desenvolvidos materiais e métodos que garantam sua evolução dentro do processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, o professor tem fundamental importância para detectar as necessidades existentes, bem como, traçar estratégias junto com a coordenação pedagógica a fim de proporcionar recursos e métodos necessários a fim de promover um ensino inclusivo. Sendo assim, o presente artigo tem como objetivo analisar como acontece o processo de ensino-aprendizagem no ensino de geografia, tendo como principal característica o ensino inclusivo/especial. Para tanto, foram realizadas entrevistas com docentes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Pedro dos Santos- PB no mês de Outubro/2017, bem como, levantamento de material bibliográfico a respeito do ensino inclusivo/especial e a didática no ensino de geografia. Os dados coletados demonstraram que as professoras percebem as diferenças existentes dentro da sala de aula, porém, possuem uma prática de ensino que não contempla essas diferenças. Mesmo reconhecendo as dificuldades existentes, as professoras não demonstraram ações que visassem diminuir essa exclusão de aprendizagem aos alunos com algum tipo de deficiência