Este estudo objetivou apresentar o uso do instrumento lúdico e do macro modelo odontológico na assistência odontológica ao paciente surdo. Tendo em vista a importância do diálogo entre a área de saúde e a inclusão social. Procurando assim perceber as principais questões relacionadas à saúde bucal desses sujeitos como uma das prioridades na visita de campo. Tendo em vista compreender de que maneira os alunos lidam com tais indivíduos e de que modo usam a teoria com a prática. Como recurso metodológico utilizamos o relato de experiência a partir da descrição da participação dos alunos no auxilio aos cuidados com a saúde bucal do paciente surdo, através de uma abordagem qualitativa realizada na Escola de Áudio-comunicação de Campina Grande (EDAC). A amostra contou com a participação de trinta e cinco alunos surdos e com a ajuda do intérprete na língua de sinais. Assim também com o uso de instrumentos lúdicos e ilustrativos para a melhor compreensão dos surdos. Uma vez que, o surdo passa a demonstrar interesse e querer sinalizar o que sente diante do profissional. Concluiu-se que a relação entre paciente e profissional de fato precisa ser melhorada e que o vínculo ocorre quando o indivíduo se sente compreendido, notamos ainda que o auxilio de instrumentos lúdicos com a repetição e a interação pode facilitar o entendimento e a participação desse sujeito. Sendo o interprete importante, porém através da contribuição do profissional da saúde na predisposição do entendimento do outro facilita ainda mais a comunicação e a prevenção.