: Este trabalho tem por finalidade proporcionar uma reflexão acerca da importância e do papel desempenhado pelos profissionais de apoio, com as pessoas com deficiência na escola de ensino regular. Elegemos como objetivo geral compreender a importância da atuação do profissional de apoio na inclusão escolar de pessoas com deficiência. Participaram deste estudo, três profissionais de apoio. Este trabalho tem uma abordagem qualitativa e para coleta de dados utilizamos a observação participativa. A partir dos resultados, concluímos que os participantes demonstraram, na maioria das vezes, atitudes condizentes a uma postura ética e profissional, pois além de auxiliarem os estudantes com deficiências nas suas necessidades básicas, no que diz respeito a locomoção, alimentação e higiene, também, desenvolveram um apoio pedagógico de forma amorosa, proporcionando meios para a autonomia do estudante com deficiência. Mesmo diante de avanços e conquistas é visível que não há uma real efetivação da Educação Inclusiva, pois ao analisar essas ações que ora escrevemos e consideramos como pertinentes para o processo de superação de práticas não inclusivas, elas ainda se confundem com processos de cuidado e tutela, estabelecendo uma confusão entre inclusão como direito e práticas assistencialistas e meramente caritativas.