O espaço escolar enquanto meio de produção e significação de saberes, deve oportunizar a participação de todos os educandos, a partir da perspectiva de uma educação inclusiva, oportunizando a quebra de paradigmas construídos que não incluem e respeitam a diversidade de todos os educandos, para que assim, possibilite a construção do saber através das mais diversas formas de expressão e aprendizagem, aceitando as heterogeneidade e especificidades de cada um. O presente trabalho é um estudo de caso que tem como objetivo geral analisar e intervir nas aulas de Educação Física em busca da participação efetiva de um aluno com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) no processo de ensino e aprendizagem e como objetivos específicos, identificar o comportamento do aluno com TEA em sala de aula com os demais alunos e buscar estratégias para estimular o interesse em participar das aulas de Educação Física. Concluímos que através das aulas inclusivas visando a participação de todos, percebemos que por meio do diálogo, do incentivo a participação, da estimulação e das provocações realizadas durante as aulas de Educação Física, contribuímos para o desenvolvimento de Azul, respeitando suas especificidades e acreditando na sua potencialidade.