A presente pesquisa originou-se de discussões no curso de Pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior - IES sobre o diálogo do currículo de formação de professores com a prática no Atendimento Educacional Especializado-AEE da mesorregião do Baixo Amazonas, tendo como objetivo abordar questões que revelam a importância da AEE no processo inclusivo, como espaço de desafios no qual o aluno, encontre condições para o desenvolvimento da aprendizagem para que se possa investigar. A pesquisa contou com a participação de gestoras das escolas, supervisoras pedagógicas, professoras das classes regulares e professores que estão nas salas de AEE. Para a coleta de dados foram utilizados roteiros de entrevistas semiestruturados, Manzini (2004). No final dos encontros foi elaborado um plano de intervenção a partir da realidade local, com adequações curriculares necessárias e possíveis para ser trabalhado com os professores da sala de AEE. Observa-se assim que muitos alunos se afastam da escola ou se exclui dentro da sala de aula, sendo que o planejamento do professor muitas vezes é voltado somente para os alunos “ditos” normais, e a criança com deficiência se sente inferior diante dos outros e começa a ter comportamento exaustivo, devido não ter as mesmas habilidades quanto aos outros. Por outro lado, percebemos durante a pesquisa que mesmo não tendo uma organização adequada para esse público a instituição tenta se esforçar para atendê-lo da melhor forma possível os alunos com deficiência.