A educação inclusiva constitui um paradigma educacional que concebe a igualdade e a diferença como valores indissociáveis e avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola. O presente trabalho tem por finalidade relatar a experiência vivenciada no projeto de extensão da Universidade Federal de Campina Grande, intitulado Educação especial e inclusiva: construindo conhecimentos com professores da rede pública fundamental de ensino. Ao qual foi realizado com os professores do ensino fundamental da rede municipal de ensino. Foram abordadas as deficiências e as dificuldades de aprendizagem, o que compreende as deficiências motora, visual, auditiva, intelectual e transtorno do espectro do autismo, além das dificuldades de aprendizagem. Nesses contextos, foram utilizados slides de apresentação, oficinas de trabalho com folders explicativos, dinâmicas de grupo e círculos de discussão coordenada, com o propósito de favorecer a construção dos conhecimentos relacionados às temáticas supracitadas. Destaca-se que esse processo foi promovido mediante o uso de recursos didáticos facilitadores, como vídeo aulas, documentários, entrevistas e filmes para facilitar a sensibilização dos participantes e o acesso ao conhecimento, sendo ministrado pelos extensionistas do projeto mencionado. O presente trabalho teve a orientação da doutora Debora Dornellas Ramos, coordenadora do projeto mencionado. A partir das experiências vivenciadas pode-se concluir que o projeto em questão possuiu um significativo aprendizado tanto para os extensionistas quanto para os professores que participaram de tal formação.