Nas últimas décadas a educação inclusiva vem ganhando cada vez mais espaço, uma vez que as discussões sobre igualdade e equidade estão se repercutindo constantemente na sociedade. Sendo este considerado uma problemática social. Logo, os profissionais da área da educação estão sendo instigados a produzirem métodos, estratégia e recursos que promovam a inserção de discentes com deficiência no contexto e dinâmica escolar no mesmo ritmo dos alunos considerado “normais”, garantindo ainda uma educação de qualidade. O presente trabalho tem por objetivo relatar uma experiência de confecção e aplicação de um jogo didático nomeado “Meu Cariótipo”, cujo foi utilizado como um agente facilitador nas práticas pedagógicas no ensino de biologia inclusivo. O jogo didático “Meu Cariótipo”, apresenta abordagem inovadora de estudar genética, com recursos lúdicos e interativos que promovem ainda a inclusão de pessoas cegas ou com baixa visão, pois apresentam representações tridimensionais dos cromossomos que compõem o “Cariótipo Humano”, facilitando a compreensão da morfologia do mesmo através do tato, tanto pelos formatos conferidos aos materiais quanto pelas texturas neles encontradas, sendo facilmente diferenciáveis as singularidades de cada peça do jogo. O jogo supracitado foi testado numa turma de 3° ano do ensino médio de uma escola da rede pública situada na cidade do Recife e contribuiu no processo de ensino e aprendizagem da turma.