Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

EDUCAÇÃO ESCOLAR: DISCUTINDO A MEDICALIZAÇÃO BRUTAL EM UMA SOCIEDADE HIPERATIVA.

Palavra-chaves: MEDICALIZAÇÃO, PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM, PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL Comunicação Oral (CO) GT-04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 44575
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 644
    "inscrito_id" => 779
    "titulo" => """
      EDUCAÇÃO ESCOLAR: DISCUTINDO A MEDICALIZAÇÃO BRUTAL\r\n
      EM UMA SOCIEDADE HIPERATIVA.
      """
    "resumo" => """
      Este artigo analisa criticamente o processo crescente de medicalização da vida cotidiana e\r\n
      suas expressões contemporâneas no campo da educação escolar à luz dos pressupostos da Psicologia\r\n
      Histórico-Cultural, buscando desvelar o processo de produção dos fenômenos do não aprender e não\r\n
      se comportar na escola, bem como os fatores que determinam sua identificação por profissionais da\r\n
      saúde e da educação como sintomas de doenças e transtornos. Dentre os transtornos comumente\r\n
      associados ao desempenho escolar de crianças na atualidade, são destacados e analisados o TDAH e o\r\n
      comportamento na aprendizagem. Portanto, vale destacar a relevância do tema no contexto\r\n
      educacional, visto que o estudo do comportamento humano, e a aplicabilidade dos estímulos dentro do\r\n
      ambiente escolar, se configuram como uma ferramenta imprescindível para facilitar a aprendizagem,\r\n
      pois diante da fundamentação teórica, percebe-se a enorme contribuição que o estudo do tema em foco\r\n
      tem proporcionado ao setor educacional.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL"
    "palavra_chave" => "MEDICALIZAÇÃO, PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM, PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA4_ID779_03082018195304.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAYSA  SHARLENY ALVES DE AMORIM"
    "autor_nome_curto" => "TAYSA"
    "autor_email" => "sharlenyamorim@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 44575
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 644
    "inscrito_id" => 779
    "titulo" => """
      EDUCAÇÃO ESCOLAR: DISCUTINDO A MEDICALIZAÇÃO BRUTAL\r\n
      EM UMA SOCIEDADE HIPERATIVA.
      """
    "resumo" => """
      Este artigo analisa criticamente o processo crescente de medicalização da vida cotidiana e\r\n
      suas expressões contemporâneas no campo da educação escolar à luz dos pressupostos da Psicologia\r\n
      Histórico-Cultural, buscando desvelar o processo de produção dos fenômenos do não aprender e não\r\n
      se comportar na escola, bem como os fatores que determinam sua identificação por profissionais da\r\n
      saúde e da educação como sintomas de doenças e transtornos. Dentre os transtornos comumente\r\n
      associados ao desempenho escolar de crianças na atualidade, são destacados e analisados o TDAH e o\r\n
      comportamento na aprendizagem. Portanto, vale destacar a relevância do tema no contexto\r\n
      educacional, visto que o estudo do comportamento humano, e a aplicabilidade dos estímulos dentro do\r\n
      ambiente escolar, se configuram como uma ferramenta imprescindível para facilitar a aprendizagem,\r\n
      pois diante da fundamentação teórica, percebe-se a enorme contribuição que o estudo do tema em foco\r\n
      tem proporcionado ao setor educacional.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL"
    "palavra_chave" => "MEDICALIZAÇÃO, PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM, PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA4_ID779_03082018195304.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAYSA  SHARLENY ALVES DE AMORIM"
    "autor_nome_curto" => "TAYSA"
    "autor_email" => "sharlenyamorim@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Este artigo analisa criticamente o processo crescente de medicalização da vida cotidiana e suas expressões contemporâneas no campo da educação escolar à luz dos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural, buscando desvelar o processo de produção dos fenômenos do não aprender e não se comportar na escola, bem como os fatores que determinam sua identificação por profissionais da saúde e da educação como sintomas de doenças e transtornos. Dentre os transtornos comumente associados ao desempenho escolar de crianças na atualidade, são destacados e analisados o TDAH e o comportamento na aprendizagem. Portanto, vale destacar a relevância do tema no contexto educacional, visto que o estudo do comportamento humano, e a aplicabilidade dos estímulos dentro do ambiente escolar, se configuram como uma ferramenta imprescindível para facilitar a aprendizagem, pois diante da fundamentação teórica, percebe-se a enorme contribuição que o estudo do tema em foco tem proporcionado ao setor educacional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.