Deficiência Intelectual é caracterizada por limitações na área cognitiva que interferem de maneira substancial na aprendizagem da leitura e escrita, já que os alunos apresentam dificuldades no que refere à apropriação de conceitos mais elaborados, na abstração, na compreensão de ideias e linguagens, capacidade de raciocinar, planejar e resolver problemas.
A presente pesquisa tem como objetivo apresentar um relato de experiência sobre o uso de jogos como ferramentas pedagógicas para o processo de alfabetização de crianças com deficiência intelectual. A abordagem utilizada foi a da pesquisa-ação. O lócus da pesquisa ocorreu na sala de recurso multifuncional, no período de atendimento e o alvo foi um aluno com deficiência intelectual. Concluímos que no processo de aquisição da leitura e escrita a criança com Deficiência Intelectual demonstrou percorrer os mesmos caminhos que as outras crianças percorreram, vale salientar que é em um ritmo mais lento que exige muita paciência e a busca incessante por estratégias voltadas para melhor compreensão dos objetivos que se busca alcançar.