O presente texto tem como objetivo discutir sobre a inclusão defamílias homoparentaisno contexto da literatura infantil na perspectiva da inclusão social e respeito à diversidade.Para realizar esse trabalho foi primeiramente realizada uma revisão bibliográfica utilizando como aportes teóricos: ARGÜELLO(2005),ALVES et alia (2016), FOUCAULT (1975), DRESCH (2016), BITTAR (1993) COSTA et SANTOS (2016) e MEIRELES (1984),em seguida, foi desenvolvido um estudo de campo com abordagem qualitativa com a participação de graduandos em Letras (Inglês e Espanhol) que responderam um questionário sobre a literatura infantil e famílias homoparentais a partir da leituras dos livros infantis And tango makesthree e Nicolás tiene dos papás. Para estruturar o trabalho foi contextualizado o conceito de famíliae noções de identidade(s), bem como a representação da família homoparental nos livros paradidáticos infantis. Posteriormente, são analisados as opiniões dos professores em formação de cursos de línguas estrangeirasacerca da questão dadiversidade de identidades de gênero e de família e como a mesma poderia ser trabalhada em sala de aula através da literatura infantil. Desse modo, a pesquisa contribui com a difusão de novas abordagens de ensino da literaturaque incluam as múltiplas formas de visualizar a noção de família na sociedade.