Resumo: A inclusão da pessoa com deficiência na escola regular é uma temática bastante discutida nos dias atuais e encontra-se amparada atualmente pela Política Nacional de Educação Especial. Entretanto, para que aconteça de maneira efetiva torna-se de extrema importância compreender as demandas existentes em cada comunidade escolar para a constituição de uma escola realmente inclusiva. O estudo em questão teve como objetivo conhecer as concepções da comunidade acadêmica do Instituto Federal de Alagoas a respeito das concepções de educação inclusiva e impressões acerca da inclusão. Trata-se de um estudo de enfoque qualitativo. Participaram do estudo 108 discentes. Para a coleta dos dados foi utilizado o Questionário de Percepção sobre Educação Inclusiva – QPEI. Para a análise dos dados foi utilizada uma análise de conteúdo, a qual possibilitou a identificação dos núcleos de sentidos das temáticas surgidas e construção de categorias de análise. Diante disso, resultou do estudo a categoria temática: o ponto de vista dos alunos sobre Educação Inclusiva. Pode-se concluir com o estudo que a comunidade escolar tem a compreensão de que a escola necessita estar preparada (aspectos atitudinais) para receber as pessoas público-alvo da Educação Especial, bem como fica clara a necessidade de fomentar discussões, ações, cursos, oficinas, palestras e eventos acerca dos paradigmas da inclusão escolar e social.