Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE DA URCA-NUARC: LÓCUS DE EXPERIÊNCIAS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Palavra-chaves: NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE, ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS, EDUCAÇÃO INCLUSIVA Comunicação Oral (CO) GT-14 - PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 44806
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 459
    "inscrito_id" => 1170
    "titulo" => "NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE DA URCA-NUARC: LÓCUS DE EXPERIÊNCIAS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "resumo" => "O presente trabalho objetiva relatar experiências enquanto bolsista do NUARC (Núcleo de Acessibilidade da URCA) nas atividades de adaptação de material didático-pedagógico. Este trabalho surgiu mediante a necessidade de divulgação das ações desenvolvidas no NUARC dentro da própria instituição implantadora, Universidade Regional do Cariri-URCA, situada no Sul do Ceará. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujo procedimento metodológico consistiu num relato de experiência, desenvolvido por meio das práticas e observações cotidianas no núcleo frente à produção de material pedagógico em braille para as pessoas com deficiência visual, bem como a produção de audiolivros através do projeto “Empresta Sua Voz?”. Os resultados obtidos no primeiro semestre de 2018 quanto a adaptação no NUARC foram a construção de apostila para uma acadêmica de Educação Física, materiais diversos para as aulas de braille (textos, frases, palavras), legendas para identificação de espécies da flora local destinadas ao Geopark Araripe e para o evento da I Mostra de Materiais Pedagógicos Adaptados, além da produção de dois audiolivros: Romanceiro da Inconfidência e Os Papéis do Inglês. Logo, as IES (Instituição de Ensino Superior) principalmente as licenciaturas carecem de iniciativas cada vez atuais no campo da educação inclusiva. Não basta oferecer inclusão somente na sala de aula, o grande propósito é expandir a inclusão para o meio social e dar possibilidades para o crescimento pessoal e profissional da pessoa com deficiência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-14 - PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE, ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS, EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA16_ID1170_01082018115948.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAVID SOARES VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "DAVID SOARES"
    "autor_email" => "davidsoares.engp@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 44806
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 459
    "inscrito_id" => 1170
    "titulo" => "NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE DA URCA-NUARC: LÓCUS DE EXPERIÊNCIAS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "resumo" => "O presente trabalho objetiva relatar experiências enquanto bolsista do NUARC (Núcleo de Acessibilidade da URCA) nas atividades de adaptação de material didático-pedagógico. Este trabalho surgiu mediante a necessidade de divulgação das ações desenvolvidas no NUARC dentro da própria instituição implantadora, Universidade Regional do Cariri-URCA, situada no Sul do Ceará. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujo procedimento metodológico consistiu num relato de experiência, desenvolvido por meio das práticas e observações cotidianas no núcleo frente à produção de material pedagógico em braille para as pessoas com deficiência visual, bem como a produção de audiolivros através do projeto “Empresta Sua Voz?”. Os resultados obtidos no primeiro semestre de 2018 quanto a adaptação no NUARC foram a construção de apostila para uma acadêmica de Educação Física, materiais diversos para as aulas de braille (textos, frases, palavras), legendas para identificação de espécies da flora local destinadas ao Geopark Araripe e para o evento da I Mostra de Materiais Pedagógicos Adaptados, além da produção de dois audiolivros: Romanceiro da Inconfidência e Os Papéis do Inglês. Logo, as IES (Instituição de Ensino Superior) principalmente as licenciaturas carecem de iniciativas cada vez atuais no campo da educação inclusiva. Não basta oferecer inclusão somente na sala de aula, o grande propósito é expandir a inclusão para o meio social e dar possibilidades para o crescimento pessoal e profissional da pessoa com deficiência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-14 - PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE, ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS, EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA16_ID1170_01082018115948.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAVID SOARES VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "DAVID SOARES"
    "autor_email" => "davidsoares.engp@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

O presente trabalho objetiva relatar experiências enquanto bolsista do NUARC (Núcleo de Acessibilidade da URCA) nas atividades de adaptação de material didático-pedagógico. Este trabalho surgiu mediante a necessidade de divulgação das ações desenvolvidas no NUARC dentro da própria instituição implantadora, Universidade Regional do Cariri-URCA, situada no Sul do Ceará. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujo procedimento metodológico consistiu num relato de experiência, desenvolvido por meio das práticas e observações cotidianas no núcleo frente à produção de material pedagógico em braille para as pessoas com deficiência visual, bem como a produção de audiolivros através do projeto “Empresta Sua Voz?”. Os resultados obtidos no primeiro semestre de 2018 quanto a adaptação no NUARC foram a construção de apostila para uma acadêmica de Educação Física, materiais diversos para as aulas de braille (textos, frases, palavras), legendas para identificação de espécies da flora local destinadas ao Geopark Araripe e para o evento da I Mostra de Materiais Pedagógicos Adaptados, além da produção de dois audiolivros: Romanceiro da Inconfidência e Os Papéis do Inglês. Logo, as IES (Instituição de Ensino Superior) principalmente as licenciaturas carecem de iniciativas cada vez atuais no campo da educação inclusiva. Não basta oferecer inclusão somente na sala de aula, o grande propósito é expandir a inclusão para o meio social e dar possibilidades para o crescimento pessoal e profissional da pessoa com deficiência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.