O uso de materiais concretos nas aulas de Matemática contribui de forma significativa para a ressignificação das práticas pedagógicas e coloca o aluno como protagonista do processo de descoberta e aprendizado. Assim, este trabalho busca identificar as percepções e correlações produzidas pelos alunos a partir da prática de dinâmicas com jogos, especificamente a gamificação e a influência da teoria do Flow. Como procedimento metodológico realizou-se a aplicação de uma dinâmica com o jogo batalha naval em uma sala com 37 alunos do 3º ano do ensino médio, dentre eles um aluno surdo. A sequência didática apresentava como finalidade principal a construção de conhecimentos matemáticos referente ao conteúdo de probabilidade e após a execução desta atividade foram analisados relatos escritos pelos sujeitos participantes. A proposta fez com os discentes correlacionassem de maneira espontânea o conteúdo probabilístico com o jogo dinâmico e corroborou para construção de um aprendizado mais articulado com a realidade, assim como a elevação da autonomia dos alunos mediante ao uso de estratégias metodológicas que reconheçam a heterogeneidade de potencialidades e dificuldades contidas em uma sala de aula. Portanto, as aulas puramente tradicionais não são mais suficientes para atender a diversidade de ritmos e estilos de aprendizagem presentes nas salas de aula de Matemática e, muitas vezes, chega a ser excludente, já que os currículos tradicionais e “engessados” pouco se preocupam com a adaptação e diferenciação da aprendizagem dos estudantes, e seus reflexos motivacionais no processo de assimilação de conteúdos.