O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa mais ampla que surgiu do interesse de analisar as pesquisas relacionadas a formação da pessoa com deficiência para atuação docente . O assunto educação especial começou a chamar a atenção, principalmente, a partir da experiência de cursar o ensino superior (pedagogia) com uma colega de turma cega e, posteriormente, já na atuação profissional, trabalhar com uma aluna surda, matriculada no curso Normal Médio, do Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert – ISEPAM, que buscava a formação para ser professora. A busca por uma sociedade mais justa e igualitária pautada na equidade social supera a criação de leis e precisa ser naturalizada na formação social de cada cidadão para que a efetivação dos direitos civis, políticos e sociais ocorra de forma plena. As experiências e estudos relacionados à educação inclusiva abordam, em sua maioria, professores sem deficiência atuando nas escolas de educação regular e no atendimento a alunos com deficiências. Na tentativa de compreender uma realidade complexa, na presente pesquisa perguntamos: como é a atuação do sujeito com deficiência na profissão docente? Assim, interessa à pesquisa ouvir do próprio indivíduo com deficiência como se deu seu processo de inclusão na sociedade, buscando se aproximar com mais precisão da realidade a ser compreendida. Dessa forma, por meio da pesquisa qualitativa, objetiva-se conhecer como se efetivou o acesso a escolarização e a profissionalização de professores com deficiência.