O presente trabalho traz um relato de experiência de um estágio curricular de último ano de graduação em Psicologia realizado durante o ano de 2017 em uma escola privada. Foi observado que os alunos de terceiro ano do Ensino Médio apresentavam angústias quanto à escolha profissional. Assim, no segundo semestre do referido ano foi desenvolvida uma intervenção com o objetivo de se promover discussões e reflexões acerca da escolha profissional. Foram realizados sete encontros, à princípio com oito estudantes de uma das turmas concluintes, tendo ao final permanecido três deles. Inicialmente as reuniões se davam na própria instituição, e posteriormente, a pedido dos alunos, em um estabelecimento de uma rede de fastfood próximo à escola. Os resultados evidenciam que para os participantes do projeto a preocupação com o fracasso era constante, sendo demonstrada quando falavam do sentimento de medo da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), de fracassar e de decepcionar os pais, ou de não quererem ser reprovados no ENEM e ter de estudar um ano de cursinho, situação que lhes simbolizava fracasso e vergonha. Concluiu-se que a consideração das características inerentes ao desenvolvimento do adolescente é primordial para que melhor se compreenda ele enquanto sujeito, bem como os aspectos do seu desenvolvimento que interferem em sua forma de enxergar o mundo e de lidar com esse período da vida, e consequentemente, com a escolha profissional.