O presente artigo trata de uma pesquisa exploratória e de campo, com caráter qualitativo onde foi utilizado à técnica de entrevistas e observações. Vale ressaltar que esse artigo é o resultado do estudo do texto: A Formação da Professora Alfabetizadora (1996), da autora: Regina Leite Garcia. Segundo Ribeiro (2008 p.141) A entrevista é a técnica mais pertinente quando o pesquisador quer obter informações a respeito do seu objeto, que permitam conhecer sobre atitudes, sentimentos e valores subjacentes ao comportamento, o que significa que se pode ir além das descrições das ações, incorporando novas fontes para a interpretação dos resultados pelos próprios entrevistadores, o que coaduna com o objetivo deste estudo. Portanto, o objetivo geral desse estudo é refletir criticamente a condição da professora alfabetizadora, como sendo uma professora pesquisadora. A partir da entrevista realizada com uma docente de uma turma de primeiro ano do ensino fundamental, pudemos levantar informações a respeito de sua visão a respeito da alfabetização e quais os principais desafios e perspectivas presentes na educação brasileira.