O contato com alunos cegos e o desenvolvimento de materiais pedagógicos para estes propulsionaram a idealização do projeto da exposição tátil, que, por sua vez, foi o cenário para este relato de pesquisa. Este teve como objetivo compartilhar as concepções dos bolsistas acerca da participação no processo de construção da exposição tátil. Na análise de dados foi utilizada a análise de conteúdo. Este artigo trata-se de um relato autobiográfico dos bolsistas do Núcleo de Acessibilidade da Ufal (NAC) que participaram de todo o processo de construção desse projeto. O planejamento da exposição aconteceu, de forma colaborativa, a partir de discussões e reflexões que viabilizaram a definição dos objetivos, do formato, dos materiais para a confecção das peças idealizadas, como ainda a montagem propriamente dita. A exposição foi composta por figuras geométricas (planas e tridimensionais), um painel com os seis continentes, uma instalação com o planeta terra e seus movimentos e outra com o sistema solar, com diferentes texturas, tamanhos e cores. Todos estes componentes puderam ser manuseados pelos visitantes na condição de cegueira, para que pudessem ter a experiência da visita através do tato. Nos relatos autobiográficos, considerando a singularidade de cada bolsista, suas concepções acerca de sua participação no processo de construção da exposição tátil, apresentaram diversos aspectos tais como: aprendizagem, sensibilização, inclusão e formação docente. Por fim, constatou-se no discurso de cada bolsista que a construção da exposição foi além de uma produção pedagógica. Ficou estampado a satisfação que esse trabalho trouxe para cada um dos envolvido.