Este artigo discute a importância da utilização do livro didático de geografia em turmas multisseriadas do Assentamento Zumbi dos Palmares situado no Munícipio de Mari-PB. Assim, pretende inferir acerca dos aspectos estruturais, conceituais e procedimentais adotados e refletir atitudes e valores. Para tanto, serão utilizados critérios de avaliação adotados por Pontuschaka, (2007). O presente trabalho tenciona, reconhecer a objetividade de que, apesar de muito importante para subsidiar a construção do conhecimento do aluno, o livro didático não deve esgotar-se em si mesmo, deve ser um recurso pedagógico que, de forma concomitante, pode ser capaz de promover aprendizagem e estimular a busca desta em outras fontes que consagre sua utilização ética nas salas de aula, mas que não a diminua com um uso tradicionalista e cansativo. Para isso, a metodologia utilizada tem como base a pesquisa em campo a respeito da escola e em volta desta, a partir de uma perspectiva de ensino e aprendizagem com vistas a priorizar uma educação significativa e equânime para que venha a si considerar a pessoa do estudante levando em conta o compromisso ético dos educadores no uso do livro didático para desenvolver alunos críticos promovendo, de fato, sua inclusão participativa em turmas multisseriadas.