Este trabalho tem como objetivo socializar experiências vivenciadas na implantação do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Currais Novos, no período de 2015.1 - 2018.1. Nesse ínterim, foram desenvolvidas várias ações/atividades no sentido de sensibilizar os agentes educativos para a acolhida de estudantes com necessidades educacionais específicas, considerando que, independente de número de cotas nos processos seletivos, o acesso desse público em quaisquer cursos na instituição, já seria fato real. Os espaços utilizados foram os mais variados possíveis no âmbito do Campus, envolvendo a formação docente e demais atividades inerentes a uma possível educação inclusiva na escola. Os docentes mais sensíveis à temática conseguiram realizar atividades em forma de oficinas pedagógicas em sala de aula, como o conteúdo de Jogos Adaptados, no componente curricular de Educação Física. Nesse processo, evidencia-se que a inclusão da pessoa com deficiência no âmbito escolar, requer estudos e fazeres permanentes que provoquem reflexões acerca das possibilidades e necessidades desses sujeitos em serem tratados com a dignidade e o respeito que lhes fazem sujeitos de direitos, numa perspectiva de uma educação emancipatória e cidadã.