As pessoas com deficiência apresentaram taxas de alfabetização menores do que a população total em todas as regiões brasileiras. Nas três últimas décadas, devido à criação das leis que estimulam a inclusão, houve um grande crescimento do número de alunos com alguma deficiência nas escolas de ensino básico e médio. Esse processo ainda é um grande desafio para as escolas regulares e projetos pedagógicos têm sido desenvolvidos para preencher as lacunas geradas nesse processo de inclusão. Em particular, para os alunos com deficiência visual, é fundamental que os professores tenham o conhecimento das duas principais vias sensoriais; a audição e o tato. A aquisição do pensamento matemático acontece sistematicamente, ou seja, só é possível acompanhar um pensamento se compreender outro. O Kit Pedagógico; “Número, Símbolo, Operações e Equação do Primeiro Grau” (NUSOEP) que utiliza celas Braille para representar números, símbolos, e um plano-lousa para resolução de equações foi concebido em diversos materiais, buscando conectar a característica evolutiva e sistemática do aprendizado em matemática com a necessidade de materiais didáticos que explorem os sentidos tátil e auditivo. Produzido no LABEM do IFPB-CZ por alunos do Curso de Licenciatura em Matemática em colaboração com deficientes visuais, o NUSOEP se configura como uma opção metodológica a disposição de professores, tutores e responsáveis para fazer acontecer a verdadeira inclusão contribuindo para aprendizado, mas principalmente para formação cidadã do aluno deficiente e de seus colegas.