Este artigo tem como objetivo geral compreender a dialética pedagógica, tendo como categoria de análise o ensinar e o aprender em tempos de Tecnologias da Informação e da Comunicação. Especificamente, busca refletir sobre as mudanças sociais diante das TIC, investigar as influências das tecnologias na Educação e descrever o potencial das Tecnologias da Informação e da Comunicação para o ensinar e o aprender no cenário atual. Trata-se de um recorte da nossa dissertação do Mestrado Acadêmico em Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, trabalho defendido e aprovado com distinção em 2016. As Tecnologias da Informação e da Comunicação estão cada vez mais presentes no processo pedagógico, quando professores e alunos utilizam da mediação tecnológica para criar, captar e compartilhar conhecimento. O estudo mostra que as TIC podem contribuir para ação pedagógica a exemplo da busca de informações, interações com pessoas e principalmente se trata de um espaço aberto para a produção individual e coletiva de conteúdos educacionais. Como referencial teórico o artigo é baseado nos pressupostos de autores como Tarja (2008), Manuel Castells (2013), Pierre Lévy (1999), Peixoto (2011), Sampaio e Leite (2010) e da pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da Internet, em 2015, sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação nas escolas e domicílios brasileiros.