Este artigo emergiu da ação de um Projeto de Pesquisa em andamento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPEG) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), intitulado: Ascensão Social por meio dos estudos de estudantes de origem popular: da Educação Básica até a Universidade. Partindo da reflexão de narrar e escrever, tem como objetivo, compreender por meio das narrativas (auto)biográficas como um discente com baixa visão de camada popular do curso de Direito - UERN vem conquistando sua ascensão social por meio dos estudos desde a Educação Básica até a Universidade, com vista, o êxito escolar. É uma pesquisa de abordagem qualitativa. Utilizamos como método de investigação a pesquisa (auto)biográfica. Como resultados, apontamos que, as narrativas (auto)biográficas do discente com baixa visão de camada popular, mostrou sua a ascensão social por meio dos estudos desde a Educação Básica até chegar à Universidade no curso de direito - UERN. O acesso e a permanência do discente na sua trajetória da Educação Básica e da Universidade é fruto do apoio familiar e do acompanhamento da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN). As lições e aprendizagens passada pela família e a DAIN contribuem para a formação do discente, tornando empoderado e determinado na luta pela quebra das barreiras arquitetônicas e atitudinais vivenciadas nos espaços social e acadêmico. As experiências formativas permitiram ao discente conhecer e vivenciar a abertura para a alteridade, tendo como pista o êxito social pelos estudos.