A educação inclusiva vem se mostrando assunto de grande importância a ser discutido nos dias atuais, através de debates que alcançam todos os níveis do ensino. Ao se tratar do ensino superior, as demandas que surgem dos alunos com necessidades educacionais especiais reverberam nas esferas acadêmica, social e pessoal, podendo comprometer o desenvolvimento do estudante dentro do ambiente universitário. O presente trabalho teve por objetivo elencar as possíveis dificuldades enfrentadas por um estudante com baixa visão no ensino superior e propor contribuições para a sua inclusão a partir do olhar da Psicologia. Com base em uma entrevista semiestruturada de caráter anamnésico foram construídos panoramas sobre a história de vida do estudante, traçando os aspectos educacionais, sociais e afetivos que o envolveram durante o agravamento do seu quadro. Além disso, foi analisado o seu ingresso no ensino superior, bem como as barreiras que (re)surgiram e as formas de enfrentamento desenvolvidas. Em consonância ao relatado pelo estudante e a fundamentação teórica consultada, foram pensadas possíveis contribuições que podem servir como base de apoio para promover melhorias na acessibilidade e inclusão de estudantes com baixa visão no ensino superior.