Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

REFLEXÕES SOBRE O ESTAGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, CRIANÇAS, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Comunicação Oral (CO) GT-05 - EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45017
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 833
    "inscrito_id" => 108
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE O ESTAGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Este texto se constitui em um relato de experiência do Estágio em Educação Infantil III, do curso de pedagogia noturno ofertado pelo Departamento de Educação/ CEDUC/UEPB/ campus I.  Realizamos observações participantes do cotidiano de uma instituição de educação infantil pública da rede municipal de Campina Grande, no turno da manhã. Além da observação nos utilizamos da análise documental e entrevistas com docentes da instituição. Foram 20 horas de estágio, nas quais observamos a docência nos contextos do berçário, maternal e pré-escola. Concluímos que o estágio foi de grande importância para nossa formação inicial, pois, ao observarmos a prática docente pudemos associá-la às teorias estudadas e refletir criticamente sobre a realidade observada. Tivemos a oportunidade de vivenciar a organização do espaço, a rotina e as práticas curriculares em ação na instituição. Aprimoramos nossa formação, uma vez que é através dos estágios que temos a possibilidade de realizar a práxis pedagógica, fundamental para a nossa formação, pois é uma rica oportunidade de observação e reflexão sobre a docência na educação infantil."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-05 - EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, CRIANÇAS, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA5_ID108_11082018095340.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EVANDA HELENA BEZERRA SOBRAL"
    "autor_nome_curto" => "HELENA"
    "autor_email" => "evandahelena2011@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45017
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 833
    "inscrito_id" => 108
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE O ESTAGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Este texto se constitui em um relato de experiência do Estágio em Educação Infantil III, do curso de pedagogia noturno ofertado pelo Departamento de Educação/ CEDUC/UEPB/ campus I.  Realizamos observações participantes do cotidiano de uma instituição de educação infantil pública da rede municipal de Campina Grande, no turno da manhã. Além da observação nos utilizamos da análise documental e entrevistas com docentes da instituição. Foram 20 horas de estágio, nas quais observamos a docência nos contextos do berçário, maternal e pré-escola. Concluímos que o estágio foi de grande importância para nossa formação inicial, pois, ao observarmos a prática docente pudemos associá-la às teorias estudadas e refletir criticamente sobre a realidade observada. Tivemos a oportunidade de vivenciar a organização do espaço, a rotina e as práticas curriculares em ação na instituição. Aprimoramos nossa formação, uma vez que é através dos estágios que temos a possibilidade de realizar a práxis pedagógica, fundamental para a nossa formação, pois é uma rica oportunidade de observação e reflexão sobre a docência na educação infantil."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-05 - EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, CRIANÇAS, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA5_ID108_11082018095340.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EVANDA HELENA BEZERRA SOBRAL"
    "autor_nome_curto" => "HELENA"
    "autor_email" => "evandahelena2011@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Este texto se constitui em um relato de experiência do Estágio em Educação Infantil III, do curso de pedagogia noturno ofertado pelo Departamento de Educação/ CEDUC/UEPB/ campus I. Realizamos observações participantes do cotidiano de uma instituição de educação infantil pública da rede municipal de Campina Grande, no turno da manhã. Além da observação nos utilizamos da análise documental e entrevistas com docentes da instituição. Foram 20 horas de estágio, nas quais observamos a docência nos contextos do berçário, maternal e pré-escola. Concluímos que o estágio foi de grande importância para nossa formação inicial, pois, ao observarmos a prática docente pudemos associá-la às teorias estudadas e refletir criticamente sobre a realidade observada. Tivemos a oportunidade de vivenciar a organização do espaço, a rotina e as práticas curriculares em ação na instituição. Aprimoramos nossa formação, uma vez que é através dos estágios que temos a possibilidade de realizar a práxis pedagógica, fundamental para a nossa formação, pois é uma rica oportunidade de observação e reflexão sobre a docência na educação infantil.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.