RESUMO: Este presente artigo buscar analisar os avanços da educação de surdos, que foram sendo construídos ao longo da história, com o intuito de possibilitar uma reflexão sobre as políticas públicas que foram desenvolvidas na perspectiva da educação inclusiva. Na busca de enfrentar os desafios impostos por um processo de segregação, acompanhado pela consequente e gradativa exclusão. Neste sentido foi necessário fazer uma reflexão em torno desse movimento político educacional cultural, procurando esclarecer os equívocos existentes, reforçando a necessidade de elaborar e implementar ações voltadas ao favorecimento da multiplicidade humana. Uma escola inclusiva deve fomentar o respeito mútuo, reconhecendo e aprimorando as especificidades de seus alunos. Estas análises foram feitas a partir da leitura de alguns autores, e embasada igualmente na análise de alguns documentos legais tais como a Lei 10.436/02 e o Decreto n. 5.626/05. Os dados foram obtidos por meio de pesquisas bibliográficas realizadas em artigos, livros e documentos nacionais. A análise dos dados indica a necessidade de uma aprendizagem por meio de abordagens e práticas pedagógicas que levem o (a) aluno (a) a desenvolver uma formação integral na construção de sua identidade, valorizando sua cultura, e reconhecendo o significado da interação e comunicação em Libras entre os sujeitos.