Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A CULTURA AUDIOVISUAL E OS CONFLITOS SÓCIOÉTNICOS: CONSTRUINDO LEITORES CRÍTICOS

Palavra-chaves: LINGUAGEM MULTIMODAL, CONFLITOS SÓCIOÉTNICOS, CULTURA AUDIOVISUAL Comunicação Oral (CO) GT-08 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A TEMÁTICA ETNICORRACIAL
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 44196
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 453
    "inscrito_id" => 1745
    "titulo" => "A CULTURA AUDIOVISUAL E OS CONFLITOS SÓCIOÉTNICOS: CONSTRUINDO LEITORES CRÍTICOS"
    "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo realizar uma leitura crítica discursiva da cena intitulada cena de jantar da telenovela - Duas Caras - autor Aguinaldo Silva. Visualizar os conflitos sócioétnicos nas perspectivas da linguagem multimodal, por sua característica em utilizar uma gama de recursos expressivos para comunicar, como som, cores, gestos, intenções, cenário, dentre outros; dos gêneros discursivos responsáveis pela organização das atividades humanas; da história, pois toda atividade humana é representativa e reflete aspectos histórico, documental e cultural pelo seu caráter de registro social. Diante da necessidade de se formar leitores críticos, cientes da diversidade das relações étnicas e dos conflitos sociais existentes, no mundo contemporâneo, acreditamos que leituras nesta perspectiva, que desnudam discursos cristalizados e linguagens em voga, devem ser fomentadas no âmbito educacional e para além dele. Neste sentido, uma leitura críticodiscursiva, nos moldes que se apresentam neste trabalho, possibilita a percepção, por parte dos leitores, de como a linguagem é multifacetada e opaca, possibilita desvendar sentidos embrenhados nas nuances das linguagens e do discurso, além de características históricocultural e, de possibilitar a inclusão ao passo que descontrói estereótipos e preconceitos a exemplo do racismo. Os gêneros discursivos, por sua vez, aglomeram características históricas e documentais, por sua capacidade em organizar as atividades comunicativas humanas e registrar culturalmente: acontecimentos, hábitos, discursos e linguagens de uma sociedade, a exemplo do gênero telenovela em análise neste estudo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-08 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A TEMÁTICA ETNICORRACIAL"
    "palavra_chave" => "LINGUAGEM MULTIMODAL, CONFLITOS SÓCIOÉTNICOS, CULTURA AUDIOVISUAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA8_ID1745_01082018104132.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAÉCIO FERNANDES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LAÉCIO"
    "autor_email" => "lfoliveira.36@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 44196
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 453
    "inscrito_id" => 1745
    "titulo" => "A CULTURA AUDIOVISUAL E OS CONFLITOS SÓCIOÉTNICOS: CONSTRUINDO LEITORES CRÍTICOS"
    "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo realizar uma leitura crítica discursiva da cena intitulada cena de jantar da telenovela - Duas Caras - autor Aguinaldo Silva. Visualizar os conflitos sócioétnicos nas perspectivas da linguagem multimodal, por sua característica em utilizar uma gama de recursos expressivos para comunicar, como som, cores, gestos, intenções, cenário, dentre outros; dos gêneros discursivos responsáveis pela organização das atividades humanas; da história, pois toda atividade humana é representativa e reflete aspectos histórico, documental e cultural pelo seu caráter de registro social. Diante da necessidade de se formar leitores críticos, cientes da diversidade das relações étnicas e dos conflitos sociais existentes, no mundo contemporâneo, acreditamos que leituras nesta perspectiva, que desnudam discursos cristalizados e linguagens em voga, devem ser fomentadas no âmbito educacional e para além dele. Neste sentido, uma leitura críticodiscursiva, nos moldes que se apresentam neste trabalho, possibilita a percepção, por parte dos leitores, de como a linguagem é multifacetada e opaca, possibilita desvendar sentidos embrenhados nas nuances das linguagens e do discurso, além de características históricocultural e, de possibilitar a inclusão ao passo que descontrói estereótipos e preconceitos a exemplo do racismo. Os gêneros discursivos, por sua vez, aglomeram características históricas e documentais, por sua capacidade em organizar as atividades comunicativas humanas e registrar culturalmente: acontecimentos, hábitos, discursos e linguagens de uma sociedade, a exemplo do gênero telenovela em análise neste estudo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-08 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A TEMÁTICA ETNICORRACIAL"
    "palavra_chave" => "LINGUAGEM MULTIMODAL, CONFLITOS SÓCIOÉTNICOS, CULTURA AUDIOVISUAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA8_ID1745_01082018104132.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAÉCIO FERNANDES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LAÉCIO"
    "autor_email" => "lfoliveira.36@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Este trabalho tem por objetivo realizar uma leitura crítica discursiva da cena intitulada cena de jantar da telenovela - Duas Caras - autor Aguinaldo Silva. Visualizar os conflitos sócioétnicos nas perspectivas da linguagem multimodal, por sua característica em utilizar uma gama de recursos expressivos para comunicar, como som, cores, gestos, intenções, cenário, dentre outros; dos gêneros discursivos responsáveis pela organização das atividades humanas; da história, pois toda atividade humana é representativa e reflete aspectos histórico, documental e cultural pelo seu caráter de registro social. Diante da necessidade de se formar leitores críticos, cientes da diversidade das relações étnicas e dos conflitos sociais existentes, no mundo contemporâneo, acreditamos que leituras nesta perspectiva, que desnudam discursos cristalizados e linguagens em voga, devem ser fomentadas no âmbito educacional e para além dele. Neste sentido, uma leitura críticodiscursiva, nos moldes que se apresentam neste trabalho, possibilita a percepção, por parte dos leitores, de como a linguagem é multifacetada e opaca, possibilita desvendar sentidos embrenhados nas nuances das linguagens e do discurso, além de características históricocultural e, de possibilitar a inclusão ao passo que descontrói estereótipos e preconceitos a exemplo do racismo. Os gêneros discursivos, por sua vez, aglomeram características históricas e documentais, por sua capacidade em organizar as atividades comunicativas humanas e registrar culturalmente: acontecimentos, hábitos, discursos e linguagens de uma sociedade, a exemplo do gênero telenovela em análise neste estudo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.