Esse trabalho tem por finalidade mostrar a importância da tríade ensino, pesquisa e extensão na formação de alunos do ensino médio. O trabalho também visa analisar a implementação dessa metodologia de ensino no IFPB – Campus Patos. A metodologia do ensino médio atual, que tem como base apenas o ensino, falha em formar alunos capazes de interferir positivamente no seu meio social e pensar soluções para suas problemáticas sociais. A tríade já citada é adotada por diversas instituições de ensino superior, entretanto poucos alunos têm uma real experiência com essa trinca. Os Institutos Federais de Educação (IF’s) também têm como metodologia de ensino a tríade ensino, pesquisa e extensão, o que possibilita experiências de grande valor para a formação de seus alunos. O seguinte trabalho mostra por meio de relatórios de experiências de dois autores a importância das vivências e dos conhecimentos obtidos por meio de projetos de pesquisa e extensão. Além disso, é descrito um quantitativo do número de projetos desses tipos realizados no Campus Patos. Com tais dados foram criados gráficos com o fim de analisar o desempenho do Campus como responsável pelo engajamento de seus discentes em tais projetos. Através dos dados obtidos foi observado que o Campus Patos ainda tem um grande caminho a percorrer para aumentar a participação de seus alunos em projetos de pesquisa e extensão. Além disso, através dos relatórios de experiências, foram mostrados valores obtidos com a participação em tais projetos e foi visto o quanto isso influenciou na formação destes alunos.