Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

Visualizações: 24
(IN)COMPREENSÃO E (IN)TOLERÂNCIA SE (DES)APRENDEM NA ESCOLA

Palavra-chaves: (IN)COMPREENSÃO, (IN)TOLERÂNCIA, ALTERIDADE Comunicação Oral(CO) GT 23 - EDUCAÇÃO, GÊNERO E RELAÇÕES ETNICORRACIAIS

Resumo

(IN)COMPREENSÃO E (IN)TOLERÂNCIA SE (DES)APRENDE NA ESCOLAProf. Dr. Oscar de Lira CarneiroUnidade Acadêmica de Educação/UFCGNa atualidade, seguindo uma tendência planetária de uma radicalização do humanismo pela legitimação de expressões filosóficoreligiosas das minorias sociais etnicorraciais, se agiganta o desafio do enfrentamento da admissão e superação de práticas preconceituosas de intolerância na convivência escolar entre os diferentes. Propomo-nos a investigar, partindo de reportagens envolvendo episódios escolares que evidenciam intolerância religiosa, a formação mantida pelos cursos de licenciaturas em pedagogia, no que se refere às questões que envolvem laicidade, alteridade e respeito. Quais as raízes do preconceito e da discriminação? Que intervenções caberiam para a superação disso?Fundamentados em Emmanuel LÉVINAS e Edgar MORIN , apontamos para a necessidade de discussão das reflexões desses teóricos nos fundamentos filosóficos da educação que possam resultar numa formação humanista capaz de estimular a prática da tolerância como valor ético essencial.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.