Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

JOGOS E BRINCADEIRAS NA PRATICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO

Palavra-chaves: JOGOS E BRINCADEIRAS, EDUCAÇÃO INFANTIL, DESENVOLVIMENTO Comunicação Oral(CO) GT 13 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
"2013-06-26 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 3664
    "edicao_id" => 12
    "trabalho_id" => 401
    "inscrito_id" => 1669
    "titulo" => "JOGOS E BRINCADEIRAS NA PRATICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo analisar a contribuição dos Jogos e Brincadeiras para o desenvolvimento infantil. A escolha do tema surgiu da curiosidade e necessidade de entender e observar como ocorrem os jogos e brincadeiras na sala de aula da Educação Infantil, a partir dos conceitos estudados nas disciplinas do Curso de Pedagogia da UECE e de experiências vividas nos estágios curriculares e não curriculares.  A pesquisa tem caráter qualitativo, sendo desenvolvido, inicialmente um estudo bibliográfico e depois a pesquisa de campo. Os instrumentos de coleta foram entrevista semiestruturada e observação da prática docente na Educação Infantil, com aporte teórico de Faria (1998), Ferreira (2002), Gioca (2001), Kishimoto (2003), Oliveira (1997), COSTA (2000), Vygotsky (1996). Como resultado pudemos perceber que ainda há muito que se pesquisar sobre jogos e brincadeiras e que os professores da educação infantil ainda precisam buscar conhecimento sobre as diversas formas de desenvolvimento da criança."
    "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "palavra_chave" => "JOGOS E BRINCADEIRAS, EDUCAÇÃO INFANTIL, DESENVOLVIMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_1669_fc487ceb271dd5ba0fe7ab21b8e4cfff.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:49"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:41:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILVANIA ROCHA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "GILVANIA"
    "autor_email" => "gilvaniarocha21@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais V FIPED"
    "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013"
    "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 3664
    "edicao_id" => 12
    "trabalho_id" => 401
    "inscrito_id" => 1669
    "titulo" => "JOGOS E BRINCADEIRAS NA PRATICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo analisar a contribuição dos Jogos e Brincadeiras para o desenvolvimento infantil. A escolha do tema surgiu da curiosidade e necessidade de entender e observar como ocorrem os jogos e brincadeiras na sala de aula da Educação Infantil, a partir dos conceitos estudados nas disciplinas do Curso de Pedagogia da UECE e de experiências vividas nos estágios curriculares e não curriculares.  A pesquisa tem caráter qualitativo, sendo desenvolvido, inicialmente um estudo bibliográfico e depois a pesquisa de campo. Os instrumentos de coleta foram entrevista semiestruturada e observação da prática docente na Educação Infantil, com aporte teórico de Faria (1998), Ferreira (2002), Gioca (2001), Kishimoto (2003), Oliveira (1997), COSTA (2000), Vygotsky (1996). Como resultado pudemos perceber que ainda há muito que se pesquisar sobre jogos e brincadeiras e que os professores da educação infantil ainda precisam buscar conhecimento sobre as diversas formas de desenvolvimento da criança."
    "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "palavra_chave" => "JOGOS E BRINCADEIRAS, EDUCAÇÃO INFANTIL, DESENVOLVIMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_1669_fc487ceb271dd5ba0fe7ab21b8e4cfff.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:49"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:41:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILVANIA ROCHA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "GILVANIA"
    "autor_email" => "gilvaniarocha21@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais V FIPED"
    "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013"
    "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de junho de 2013

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a contribuição dos Jogos e Brincadeiras para o desenvolvimento infantil. A escolha do tema surgiu da curiosidade e necessidade de entender e observar como ocorrem os jogos e brincadeiras na sala de aula da Educação Infantil, a partir dos conceitos estudados nas disciplinas do Curso de Pedagogia da UECE e de experiências vividas nos estágios curriculares e não curriculares. A pesquisa tem caráter qualitativo, sendo desenvolvido, inicialmente um estudo bibliográfico e depois a pesquisa de campo. Os instrumentos de coleta foram entrevista semiestruturada e observação da prática docente na Educação Infantil, com aporte teórico de Faria (1998), Ferreira (2002), Gioca (2001), Kishimoto (2003), Oliveira (1997), COSTA (2000), Vygotsky (1996). Como resultado pudemos perceber que ainda há muito que se pesquisar sobre jogos e brincadeiras e que os professores da educação infantil ainda precisam buscar conhecimento sobre as diversas formas de desenvolvimento da criança.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.