Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

FORMAÇÃO, DOCÊNCIA E ESTÁGIO NA PÓS-GRADUAÇÃO

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, ESTÁGIO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA, PÓS-GRADUAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT01-FORMAÇÃO DOCENTE E CONTEMPORANEIDADE
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27361
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 515
    "inscrito_id" => 299
    "titulo" => "FORMAÇÃO, DOCÊNCIA E ESTÁGIO NA PÓS-GRADUAÇÃO"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo discutir a importância do Estágio Docência no processo de formação na pós-graduação, em especial no Programa de Pós- Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba. Este estágio nos leva ao entendimento da clara e importante inter-relação entre o que aprendemos com as disciplinas na universidade e o que vivenciamos no contato com a realidade. Esse contato não se reduz ao automatismo mecânico técnico, mas, exprime mesmo que não desejado, a sensibilidade ambígua das emoções que decorrem das diferentes situações na experimentação da prática de ensino. Assim, durante a formação inicial e na pós-graduação podemos mais claramente compreender que o trabalho, a educação e a vida não se separam, são ambos, práticas sociais que se interligam, se entrelaçam.  Portanto, para efeito de pesquisa, análise e estudo este artigo contribui para a socialização das práticas realizadas na graduação pelos futuros mestres para compreendermos qual é função do estágio docência no processo de formação na Pós-Graduação?  Diante dessa compreensão relatamos a experiência de estágio na graduação no curso de física no componente curricular didática em que foi trabalhado a Sequência Didática Interativa no Processo de Formação de Professores. Enfim, com esta vivência esperamos tornar mais evidente a relevância do estágio docência na engenharia da construção do conhecimento com inúmeras possibilidades de diálogos envolvendo todos os elementos que se fundem na identidade do docente, formando-o para o pleno exercício da sua cidadania."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT01-FORMAÇÃO DOCENTE E CONTEMPORANEIDADE"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, ESTÁGIO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA, PÓS-GRADUAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA1_ID299_22032017125251.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WALDILSON DUARTE CAVALCANTE DE BARROS"
    "autor_nome_curto" => "WALDILSON"
    "autor_email" => "WALDILSONDUARTE@HOTMAIL.C"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27361
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 515
    "inscrito_id" => 299
    "titulo" => "FORMAÇÃO, DOCÊNCIA E ESTÁGIO NA PÓS-GRADUAÇÃO"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo discutir a importância do Estágio Docência no processo de formação na pós-graduação, em especial no Programa de Pós- Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba. Este estágio nos leva ao entendimento da clara e importante inter-relação entre o que aprendemos com as disciplinas na universidade e o que vivenciamos no contato com a realidade. Esse contato não se reduz ao automatismo mecânico técnico, mas, exprime mesmo que não desejado, a sensibilidade ambígua das emoções que decorrem das diferentes situações na experimentação da prática de ensino. Assim, durante a formação inicial e na pós-graduação podemos mais claramente compreender que o trabalho, a educação e a vida não se separam, são ambos, práticas sociais que se interligam, se entrelaçam.  Portanto, para efeito de pesquisa, análise e estudo este artigo contribui para a socialização das práticas realizadas na graduação pelos futuros mestres para compreendermos qual é função do estágio docência no processo de formação na Pós-Graduação?  Diante dessa compreensão relatamos a experiência de estágio na graduação no curso de física no componente curricular didática em que foi trabalhado a Sequência Didática Interativa no Processo de Formação de Professores. Enfim, com esta vivência esperamos tornar mais evidente a relevância do estágio docência na engenharia da construção do conhecimento com inúmeras possibilidades de diálogos envolvendo todos os elementos que se fundem na identidade do docente, formando-o para o pleno exercício da sua cidadania."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT01-FORMAÇÃO DOCENTE E CONTEMPORANEIDADE"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, ESTÁGIO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA, PÓS-GRADUAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA1_ID299_22032017125251.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WALDILSON DUARTE CAVALCANTE DE BARROS"
    "autor_nome_curto" => "WALDILSON"
    "autor_email" => "WALDILSONDUARTE@HOTMAIL.C"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a importância do Estágio Docência no processo de formação na pós-graduação, em especial no Programa de Pós- Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba. Este estágio nos leva ao entendimento da clara e importante inter-relação entre o que aprendemos com as disciplinas na universidade e o que vivenciamos no contato com a realidade. Esse contato não se reduz ao automatismo mecânico técnico, mas, exprime mesmo que não desejado, a sensibilidade ambígua das emoções que decorrem das diferentes situações na experimentação da prática de ensino. Assim, durante a formação inicial e na pós-graduação podemos mais claramente compreender que o trabalho, a educação e a vida não se separam, são ambos, práticas sociais que se interligam, se entrelaçam. Portanto, para efeito de pesquisa, análise e estudo este artigo contribui para a socialização das práticas realizadas na graduação pelos futuros mestres para compreendermos qual é função do estágio docência no processo de formação na Pós-Graduação? Diante dessa compreensão relatamos a experiência de estágio na graduação no curso de física no componente curricular didática em que foi trabalhado a Sequência Didática Interativa no Processo de Formação de Professores. Enfim, com esta vivência esperamos tornar mais evidente a relevância do estágio docência na engenharia da construção do conhecimento com inúmeras possibilidades de diálogos envolvendo todos os elementos que se fundem na identidade do docente, formando-o para o pleno exercício da sua cidadania.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.