Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

A IMPORTÂNCIA DO GÊNERO DISCURSIVO NA SALA DE AULA

Palavra-chaves: GÊNEROS DISCURSIVOS, PCN’S, LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL Comunicação Oral (CO) GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27151
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 408
    "inscrito_id" => 1176
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO GÊNERO DISCURSIVO NA SALA DE AULA"
    "resumo" => "Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar a importância dos gêneros discursivos na sala de aula. Esses, segundo Bakhtin (2004), são formas relativamente estáveis de enunciados através dos quais nos comunicamos. O ensino de língua materna numa perspectiva dos gêneros discursivos é considerado promotor de letramento na escola, visto que permite aprofundar a estruturação de situações que favorecem a apropriação do Sistema de Escrita em diferentes contextos sóciocomunicativos. Em consonância com os PCN’s, acreditamos que, no contexto escolar, um dos principais objetivos da inserção dos gêneros no ensino de língua portuguesa é oferecer aos alunos competência linguística, ou seja, proporcioná-los uma aprendizagem que contemple as mais diversas condições de comunicação. Desse modo, defendemos a potencialização da formação de leitores críticos e produtores de textos conscientes do lugar que ocupam e de sua capacidade de interagir socialmente. Para tanto é preciso ensiná-los a perceberem que os sentidos dos enunciados não estão prontos e acabados na estrutura morfossintática que os sustentam, mas inseridos em determinados contextos de produção. Toda essa discussão será embasada a partir dos postulados de Bakhtin (2004) em torno dos gêneros discursivos e, dos direcionamentos de Marcuschi (2008), Antunes (2006) e dos PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais). Fazer uma reflexão que envolva a importância dos gêneros na sala de aula resultam leitores/ “escritores” capazes de interpretar diferentes textos que circulam socialmente, de assumir a palavra e, como cidadão, de produzir textos eficazes nas mais variadas situações. Em conclusão, pode-se dizer que resulta numa inserção do aluno na realidade social, constituindo-o como sujeito dialógico que se transforma e, simultaneamente, modificam o meio social em que vive."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM"
    "palavra_chave" => "GÊNEROS DISCURSIVOS, PCN’S, LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA16_ID1176_15032017222837.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCÉLIA DA CRUZ SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUCÉLIA CRUZ"
    "autor_email" => "luceliatst85@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27151
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 408
    "inscrito_id" => 1176
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO GÊNERO DISCURSIVO NA SALA DE AULA"
    "resumo" => "Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar a importância dos gêneros discursivos na sala de aula. Esses, segundo Bakhtin (2004), são formas relativamente estáveis de enunciados através dos quais nos comunicamos. O ensino de língua materna numa perspectiva dos gêneros discursivos é considerado promotor de letramento na escola, visto que permite aprofundar a estruturação de situações que favorecem a apropriação do Sistema de Escrita em diferentes contextos sóciocomunicativos. Em consonância com os PCN’s, acreditamos que, no contexto escolar, um dos principais objetivos da inserção dos gêneros no ensino de língua portuguesa é oferecer aos alunos competência linguística, ou seja, proporcioná-los uma aprendizagem que contemple as mais diversas condições de comunicação. Desse modo, defendemos a potencialização da formação de leitores críticos e produtores de textos conscientes do lugar que ocupam e de sua capacidade de interagir socialmente. Para tanto é preciso ensiná-los a perceberem que os sentidos dos enunciados não estão prontos e acabados na estrutura morfossintática que os sustentam, mas inseridos em determinados contextos de produção. Toda essa discussão será embasada a partir dos postulados de Bakhtin (2004) em torno dos gêneros discursivos e, dos direcionamentos de Marcuschi (2008), Antunes (2006) e dos PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais). Fazer uma reflexão que envolva a importância dos gêneros na sala de aula resultam leitores/ “escritores” capazes de interpretar diferentes textos que circulam socialmente, de assumir a palavra e, como cidadão, de produzir textos eficazes nas mais variadas situações. Em conclusão, pode-se dizer que resulta numa inserção do aluno na realidade social, constituindo-o como sujeito dialógico que se transforma e, simultaneamente, modificam o meio social em que vive."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM"
    "palavra_chave" => "GÊNEROS DISCURSIVOS, PCN’S, LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA16_ID1176_15032017222837.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCÉLIA DA CRUZ SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUCÉLIA CRUZ"
    "autor_email" => "luceliatst85@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar a importância dos gêneros discursivos na sala de aula. Esses, segundo Bakhtin (2004), são formas relativamente estáveis de enunciados através dos quais nos comunicamos. O ensino de língua materna numa perspectiva dos gêneros discursivos é considerado promotor de letramento na escola, visto que permite aprofundar a estruturação de situações que favorecem a apropriação do Sistema de Escrita em diferentes contextos sóciocomunicativos. Em consonância com os PCN’s, acreditamos que, no contexto escolar, um dos principais objetivos da inserção dos gêneros no ensino de língua portuguesa é oferecer aos alunos competência linguística, ou seja, proporcioná-los uma aprendizagem que contemple as mais diversas condições de comunicação. Desse modo, defendemos a potencialização da formação de leitores críticos e produtores de textos conscientes do lugar que ocupam e de sua capacidade de interagir socialmente. Para tanto é preciso ensiná-los a perceberem que os sentidos dos enunciados não estão prontos e acabados na estrutura morfossintática que os sustentam, mas inseridos em determinados contextos de produção. Toda essa discussão será embasada a partir dos postulados de Bakhtin (2004) em torno dos gêneros discursivos e, dos direcionamentos de Marcuschi (2008), Antunes (2006) e dos PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais). Fazer uma reflexão que envolva a importância dos gêneros na sala de aula resultam leitores/ “escritores” capazes de interpretar diferentes textos que circulam socialmente, de assumir a palavra e, como cidadão, de produzir textos eficazes nas mais variadas situações. Em conclusão, pode-se dizer que resulta numa inserção do aluno na realidade social, constituindo-o como sujeito dialógico que se transforma e, simultaneamente, modificam o meio social em que vive.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.