A propagação das tecnologias da informação e da comunicação, o avanço das tecnologias móveis e o desenvolvimento de plataformas têm proporcionando experiências marcantes nas vidas dos estudantes, como também, gerado discussões e estudos sobre a influência e o potencial destas mídias no seu desempenho acadêmico. Pois, a partir de novas tecnologias obtêm-se novos contextos, gerando a necessidade de novos profissionais. O ambiente acadêmico deve proporcionar situações que permitam aos graduandos possibilidades de produção e divulgação dos variados meios de geração e popularização das ciências, fugindo assim, dos tradicionais textos acadêmicos acessíveis, muitas vezes, a uma parcela reduzida da população. Assim, para identificar práticas de leitura e de escrita que se configurem em práticas de letramentos ou multiletramentos na graduação, foi realizada uma pesquisa observacional em uma instituição de educação superior, com cursos voltados para a área das ciências exatas e, em seguida, proposto um projeto de ensino com atividades direcionadas à produção de variados tipos e gêneros textuais que possam auxiliar no desenvolvimento de profissionais mais criativos, críticos e tecnicamente mais qualificados. O projeto consiste em diversas oficinas e minicursos com o objetivo de orientar na produção de variados tipos textuais, tais como artigos de opinião, desenhos, fotografias, videos, resenhas, resumos, blogs, sites, apresentação de seminários, artigos de iniciação científica, entre outros. Desta forma, a prática pedagógica atual deve favorecer os vários letramentos que circulam dentro e fora do meio acadêmico, isto, por um processo de reflexão, incorporação e apropriação de valores, conhecimentos, ideias e práticas produzidas e organizadas historicamente no bojo da sociedade e da cultura.