Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

UMA APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS REAIS ATRAVÉS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

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Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

Este trabalho é fruto de uma intervenção do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, subprojeto de Matemática, da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB junto a escola Estadual de Ensino Médio Pe. Emídio Viana Correia, Campina Grande – PB, e tem como objetivo principal um auxiliar aos alunos na aprendizagem dos diferentes tipos de números Reais, seus significados, representações e as operações básicas sobre este conjunto, enfatizando os diversos procedimentos utilizados por diversas culturas na antiguidade. Utilizamos uma abordagem qualitativa e a observação participante, isto é, a pesquisação. Tal pesquisa foi feita por meio de um minicurso totalizando cinco encontros durante o mês de Novembro/2015. O minicurso contou com a participação dos alunos do ensino médio regular e alunos do magistério, modalidade de ensino vigente no colégio. Por encontro buscamos trabalhar cada conjunto numérico, que compreendem os números reais, e seguimos por sua ordem de complexidade tendo nos estendido com os números naturais, para isso foram necessários dois encontros. Assim, trabalhamos, nessa ordem, os números Naturais, Inteiros, Racionais e Irracionais onde explicamos, quando possível, que a “criação” de alguns conhecimentos abrangentes nesses conjuntos não necessariamente surgiu nessa ordem, a saber: o aceitamento pela comunidade matemática do número zero. O engajamento de jogos matemáticos específica para o conteúdo também se tornou uma metodologia a ser ressaltada, visto que esta torna o ambiente mais divertido e favorece o desenvolvimento da linguagem assim como o raciocínio lógico. Julgamos que nossa pesquisa foi bastante proveitosa podendo ter alcançado, em parte, nossos objetivos estabelecidos. Alunos, que antes não tinham conhecimento de ao menos manusear e interpretar números em uma calculadora passou não só a reconhecer o número como identificar e projetá-los a qual subconjunto de números ele pertencia, ou mesmo, comentários que, para nós, vislumbram as diferentes facetas da Matemática.

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