UMA APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS REAIS ATRAVÉS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26522 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 183 "inscrito_id" => 546 "titulo" => "UMA APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS REAIS ATRAVÉS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA" "resumo" => "Este trabalho é fruto de uma intervenção do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, subprojeto de Matemática, da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB junto a escola Estadual de Ensino Médio Pe. Emídio Viana Correia, Campina Grande – PB, e tem como objetivo principal um auxiliar aos alunos na aprendizagem dos diferentes tipos de números Reais, seus significados, representações e as operações básicas sobre este conjunto, enfatizando os diversos procedimentos utilizados por diversas culturas na antiguidade. Utilizamos uma abordagem qualitativa e a observação participante, isto é, a pesquisação. Tal pesquisa foi feita por meio de um minicurso totalizando cinco encontros durante o mês de Novembro/2015. O minicurso contou com a participação dos alunos do ensino médio regular e alunos do magistério, modalidade de ensino vigente no colégio. Por encontro buscamos trabalhar cada conjunto numérico, que compreendem os números reais, e seguimos por sua ordem de complexidade tendo nos estendido com os números naturais, para isso foram necessários dois encontros. Assim, trabalhamos, nessa ordem, os números Naturais, Inteiros, Racionais e Irracionais onde explicamos, quando possível, que a “criação” de alguns conhecimentos abrangentes nesses conjuntos não necessariamente surgiu nessa ordem, a saber: o aceitamento pela comunidade matemática do número zero. O engajamento de jogos matemáticos específica para o conteúdo também se tornou uma metodologia a ser ressaltada, visto que esta torna o ambiente mais divertido e favorece o desenvolvimento da linguagem assim como o raciocínio lógico. Julgamos que nossa pesquisa foi bastante proveitosa podendo ter alcançado, em parte, nossos objetivos estabelecidos. Alunos, que antes não tinham conhecimento de ao menos manusear e interpretar números em uma calculadora passou não só a reconhecer o número como identificar e projetá-los a qual subconjunto de números ele pertencia, ou mesmo, comentários que, para nós, vislumbram as diferentes facetas da Matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-16: História da Matemática e suas relações com a Educação Matemática" "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, NÚMEROS REAIS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA16_ID546_30102016210024.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUAN FELIPE DE AZEVEDO FALCÃO" "autor_nome_curto" => "JUAN AZEVEDO" "autor_email" => "juanmelo456@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26522 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 183 "inscrito_id" => 546 "titulo" => "UMA APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS REAIS ATRAVÉS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA" "resumo" => "Este trabalho é fruto de uma intervenção do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, subprojeto de Matemática, da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB junto a escola Estadual de Ensino Médio Pe. Emídio Viana Correia, Campina Grande – PB, e tem como objetivo principal um auxiliar aos alunos na aprendizagem dos diferentes tipos de números Reais, seus significados, representações e as operações básicas sobre este conjunto, enfatizando os diversos procedimentos utilizados por diversas culturas na antiguidade. Utilizamos uma abordagem qualitativa e a observação participante, isto é, a pesquisação. Tal pesquisa foi feita por meio de um minicurso totalizando cinco encontros durante o mês de Novembro/2015. O minicurso contou com a participação dos alunos do ensino médio regular e alunos do magistério, modalidade de ensino vigente no colégio. Por encontro buscamos trabalhar cada conjunto numérico, que compreendem os números reais, e seguimos por sua ordem de complexidade tendo nos estendido com os números naturais, para isso foram necessários dois encontros. Assim, trabalhamos, nessa ordem, os números Naturais, Inteiros, Racionais e Irracionais onde explicamos, quando possível, que a “criação” de alguns conhecimentos abrangentes nesses conjuntos não necessariamente surgiu nessa ordem, a saber: o aceitamento pela comunidade matemática do número zero. O engajamento de jogos matemáticos específica para o conteúdo também se tornou uma metodologia a ser ressaltada, visto que esta torna o ambiente mais divertido e favorece o desenvolvimento da linguagem assim como o raciocínio lógico. Julgamos que nossa pesquisa foi bastante proveitosa podendo ter alcançado, em parte, nossos objetivos estabelecidos. Alunos, que antes não tinham conhecimento de ao menos manusear e interpretar números em uma calculadora passou não só a reconhecer o número como identificar e projetá-los a qual subconjunto de números ele pertencia, ou mesmo, comentários que, para nós, vislumbram as diferentes facetas da Matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-16: História da Matemática e suas relações com a Educação Matemática" "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, NÚMEROS REAIS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA16_ID546_30102016210024.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUAN FELIPE DE AZEVEDO FALCÃO" "autor_nome_curto" => "JUAN AZEVEDO" "autor_email" => "juanmelo456@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }