Este relato de experiência descreve a atividade realizada no 1º Ano do Ensino Médio, turma A da Escola de Referência em Ensino Médio José de Almeida Maciel (EREMJAM), localizada em Pesqueira-PE. A modelagem matemática foi utilizada como ferramenta de suporte na realização desta atividade para o ensino-aprendizagem de conteúdos da matemática financeira e estatística na elaboração de orçamentos domésticos. Os alunos participantes trabalharam de forma individual e também em grupo durante as pesquisas realizadas objetivando saber os componentes do orçamento de suas casas como também a quantidade de dinheiro gasta em cada um dos itens e na junção dos dados coletados. Na atividade, foi possível perceber o entusiasmo mostrado pelos alunos ao trabalharem com conteúdos que talvez, em outro contexto, seriam tratados com menos entusiasmo de alguns por questões de afinidade com a disciplina. Foi muito positivo o feedback dos alunos tanto em relação ao trabalho com conteúdos matemáticos como tabelas de frequência, porcentagem, gráficos, cálculos de média, como também no aspecto da conscientização e pensamento crítico em relação às situações-problema trabalhadas, como recomenda a modelagem matemática. Os estudantes apresentaram muitos questionamentos quanto a forma com que o dinheiro é gasto em suas residências, como os mesmos participam do planejamento financeiro, técnicas de economia em algumas situações, cortes possíveis de gastos, realidade econômica atual do país e como isso influencia nos gastos residenciais e a oscilação dos preços de serviços, produtos e sua qualidade. Acreditamos que a modelagem matemática não só é aplicável no ensino da matemática como também daqui alguns anos será imprescindível sua utilização devido ao avanço das informações e as maneiras como os alunos se relacionam com a matemática.