Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

CONSTRUÇÃO DE ORÇAMENTOS FAMILIARES USANDO MODELAGEM MATEMÁTICA

Palavra-chaves: MODELAGEM MATEMÁTICA, ORÇAMENTO, EDUCAÇÃO FINANCEIRA Relato de Experiência (RE) ET-09: Modelagem em Educação Matemática
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26409
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 22
    "inscrito_id" => 169
    "titulo" => "CONSTRUÇÃO DE ORÇAMENTOS FAMILIARES USANDO MODELAGEM MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Este relato de experiência descreve a atividade realizada no 1º Ano do Ensino Médio, turma A da Escola de Referência em Ensino Médio José de Almeida Maciel (EREMJAM), localizada em Pesqueira-PE. A modelagem matemática foi utilizada como ferramenta de suporte na realização desta atividade para o ensino-aprendizagem de conteúdos da matemática financeira e estatística na elaboração de orçamentos domésticos. Os alunos participantes trabalharam de forma individual e também em grupo durante as pesquisas realizadas objetivando saber os componentes do orçamento de suas casas como também a quantidade de dinheiro gasta em cada um dos itens e na junção dos dados coletados.  Na atividade, foi possível perceber o entusiasmo mostrado pelos alunos ao trabalharem com conteúdos que talvez, em outro contexto, seriam tratados com menos entusiasmo de alguns por questões de afinidade com a disciplina. Foi muito positivo o feedback dos alunos tanto  em relação ao trabalho com conteúdos matemáticos como tabelas de frequência, porcentagem, gráficos, cálculos de média,  como também no aspecto da conscientização e pensamento crítico em relação às situações-problema trabalhadas, como recomenda a modelagem matemática. Os estudantes apresentaram  muitos questionamentos quanto a forma com que o dinheiro é gasto em suas residências, como os mesmos participam do planejamento financeiro, técnicas de economia em algumas situações, cortes possíveis de gastos, realidade econômica atual do país e como isso influencia nos gastos residenciais e a oscilação dos preços de serviços, produtos e sua qualidade. Acreditamos que a modelagem matemática não só é aplicável no ensino da matemática como também daqui alguns anos será imprescindível sua utilização devido ao avanço das informações e as maneiras como os alunos se relacionam com a matemática."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "ET-09: Modelagem em Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MODELAGEM MATEMÁTICA, ORÇAMENTO, EDUCAÇÃO FINANCEIRA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD3_SA9_ID169_11102016143020.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON RODRIGO OLIVEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON R."
    "autor_email" => "anderson100.maneiro@gmail"
    "autor_ies" => "IFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26409
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 22
    "inscrito_id" => 169
    "titulo" => "CONSTRUÇÃO DE ORÇAMENTOS FAMILIARES USANDO MODELAGEM MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Este relato de experiência descreve a atividade realizada no 1º Ano do Ensino Médio, turma A da Escola de Referência em Ensino Médio José de Almeida Maciel (EREMJAM), localizada em Pesqueira-PE. A modelagem matemática foi utilizada como ferramenta de suporte na realização desta atividade para o ensino-aprendizagem de conteúdos da matemática financeira e estatística na elaboração de orçamentos domésticos. Os alunos participantes trabalharam de forma individual e também em grupo durante as pesquisas realizadas objetivando saber os componentes do orçamento de suas casas como também a quantidade de dinheiro gasta em cada um dos itens e na junção dos dados coletados.  Na atividade, foi possível perceber o entusiasmo mostrado pelos alunos ao trabalharem com conteúdos que talvez, em outro contexto, seriam tratados com menos entusiasmo de alguns por questões de afinidade com a disciplina. Foi muito positivo o feedback dos alunos tanto  em relação ao trabalho com conteúdos matemáticos como tabelas de frequência, porcentagem, gráficos, cálculos de média,  como também no aspecto da conscientização e pensamento crítico em relação às situações-problema trabalhadas, como recomenda a modelagem matemática. Os estudantes apresentaram  muitos questionamentos quanto a forma com que o dinheiro é gasto em suas residências, como os mesmos participam do planejamento financeiro, técnicas de economia em algumas situações, cortes possíveis de gastos, realidade econômica atual do país e como isso influencia nos gastos residenciais e a oscilação dos preços de serviços, produtos e sua qualidade. Acreditamos que a modelagem matemática não só é aplicável no ensino da matemática como também daqui alguns anos será imprescindível sua utilização devido ao avanço das informações e as maneiras como os alunos se relacionam com a matemática."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "ET-09: Modelagem em Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MODELAGEM MATEMÁTICA, ORÇAMENTO, EDUCAÇÃO FINANCEIRA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD3_SA9_ID169_11102016143020.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON RODRIGO OLIVEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON R."
    "autor_email" => "anderson100.maneiro@gmail"
    "autor_ies" => "IFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

Este relato de experiência descreve a atividade realizada no 1º Ano do Ensino Médio, turma A da Escola de Referência em Ensino Médio José de Almeida Maciel (EREMJAM), localizada em Pesqueira-PE. A modelagem matemática foi utilizada como ferramenta de suporte na realização desta atividade para o ensino-aprendizagem de conteúdos da matemática financeira e estatística na elaboração de orçamentos domésticos. Os alunos participantes trabalharam de forma individual e também em grupo durante as pesquisas realizadas objetivando saber os componentes do orçamento de suas casas como também a quantidade de dinheiro gasta em cada um dos itens e na junção dos dados coletados. Na atividade, foi possível perceber o entusiasmo mostrado pelos alunos ao trabalharem com conteúdos que talvez, em outro contexto, seriam tratados com menos entusiasmo de alguns por questões de afinidade com a disciplina. Foi muito positivo o feedback dos alunos tanto em relação ao trabalho com conteúdos matemáticos como tabelas de frequência, porcentagem, gráficos, cálculos de média, como também no aspecto da conscientização e pensamento crítico em relação às situações-problema trabalhadas, como recomenda a modelagem matemática. Os estudantes apresentaram muitos questionamentos quanto a forma com que o dinheiro é gasto em suas residências, como os mesmos participam do planejamento financeiro, técnicas de economia em algumas situações, cortes possíveis de gastos, realidade econômica atual do país e como isso influencia nos gastos residenciais e a oscilação dos preços de serviços, produtos e sua qualidade. Acreditamos que a modelagem matemática não só é aplicável no ensino da matemática como também daqui alguns anos será imprescindível sua utilização devido ao avanço das informações e as maneiras como os alunos se relacionam com a matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.