O artigo tem por objetivo apresentar uma experiência vivenciada por meio da atividade realizada sobre os conteúdos específicos de estatística, através do levantamento de informações, organização e sistematização dos mesmos, desenvolvida em uma turma do 2º ano do Ensino Médio em uma escola estadual localizada no município de Caruaru-PE. Visando contribuir para o ensino-aprendizagem dos estudantes, proporcionando um ensino de matemática de uma maneira dinâmica e diferente do método tradicionalista que é abordado. Para a realização da atividade proposta foram necessários três encontros presenciais entre os bolsistas do Pibid e os estudantes: no primeiro encontro foram explicitados os procedimentos para a realização do trabalho, possibilitando que os discentes pesquisassem atividades interessantes ao assunto específico. Os mesmos foram divididos em dois grupos compostos de cinco alunos e cada grupo ficou responsável por desenvolver atividades para discutir conteúdos de estatística na sala de aula. O segundo deu-se na orientação das propostas que os estudantes trouxeram, e o terceiro encontro culminou na apresentação dos trabalhos para o professor da disciplina de matemática e para os monitores do PIBID. Além dos encontros presenciais, os estudantes foram orientados através de redes sociais na elaboração da atividade. Trabalhando a matemática de forma lúdica e abordando o conteúdo específico, estatística, o grupo decidiu realizar uma pesquisa através do levantamento de dados, com a finalidade da construção de gráfico, como também em um jogo relacionado com a referente pesquisa. Os resultados mostram que as atividades foram importantes no processo de ensino e aprendizagem de conceitos estatísticos, originando métodos alternativos para o ensino de estatística. É perceptível que as atividades realizadas contribuíram na aprendizagem dos estudantes sobre conteúdos estatísticos, desenvolvendo o trabalho da melhor maneira possível, buscando compreender e superar suas dificuldades sobre o referido tema, havendo assim uma aceitação bastante positiva da proposta por parte dos alunos, além de termos ampliado nossos conhecimentos como licenciando, trazendo experiências significativas para a nossa formação acadêmica.