Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

ATIVIDADES ESTATÍSTICAS NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA DE ALUNOS E FUTUROS PROFESSORES DESENVOLVIDA NO PIBID

Palavra-chaves: PIBID, GRÁFICOS, JOGOS Relato de Experiência (RE) ET-04: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26405
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 157
    "inscrito_id" => 810
    "titulo" => "ATIVIDADES ESTATÍSTICAS NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA DE ALUNOS E FUTUROS PROFESSORES DESENVOLVIDA NO PIBID"
    "resumo" => "O artigo tem por objetivo apresentar uma experiência vivenciada por meio da atividade realizada sobre os conteúdos específicos de estatística, através do levantamento de informações, organização e sistematização dos mesmos, desenvolvida em uma turma do 2º ano do Ensino Médio em uma escola estadual localizada no município de Caruaru-PE. Visando contribuir para o ensino-aprendizagem dos estudantes, proporcionando um ensino de matemática de uma maneira dinâmica e diferente do método tradicionalista que é abordado. Para a realização da atividade proposta foram necessários três encontros presenciais entre os bolsistas do Pibid e os estudantes: no primeiro encontro foram explicitados os procedimentos para a realização do trabalho, possibilitando que os discentes pesquisassem atividades interessantes ao assunto específico. Os mesmos foram divididos em dois grupos compostos de cinco alunos e cada grupo ficou responsável por desenvolver atividades para discutir conteúdos de estatística na sala de aula. O segundo deu-se na orientação das propostas que os estudantes trouxeram, e o terceiro encontro culminou na apresentação dos trabalhos para o professor da disciplina de matemática e para os monitores do PIBID. Além dos encontros presenciais, os estudantes foram orientados através de redes sociais na elaboração da atividade. Trabalhando a matemática de forma lúdica e abordando o conteúdo específico, estatística, o grupo decidiu realizar uma pesquisa através do levantamento de dados, com a finalidade da construção de gráfico, como também em um jogo relacionado com a referente pesquisa. Os resultados mostram que as atividades foram importantes no processo de ensino e aprendizagem de conceitos estatísticos, originando métodos alternativos para o ensino de estatística. É perceptível que as atividades realizadas contribuíram na aprendizagem dos estudantes sobre conteúdos estatísticos, desenvolvendo o trabalho da melhor maneira possível, buscando compreender e superar suas dificuldades sobre o referido tema, havendo assim uma aceitação bastante positiva da proposta por parte dos alunos, além de termos ampliado nossos conhecimentos como licenciando, trazendo experiências significativas para a nossa formação acadêmica."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "ET-04: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior"
    "palavra_chave" => "PIBID, GRÁFICOS, JOGOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD3_SA4_ID810_30102016172531.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAROLINA LIMA DOS  SANTOS ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "KAROLINA ARAÚJO"
    "autor_email" => "karolinaaraujo789@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO-CENTRO ACADEMICO DO AGRESTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26405
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 157
    "inscrito_id" => 810
    "titulo" => "ATIVIDADES ESTATÍSTICAS NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA DE ALUNOS E FUTUROS PROFESSORES DESENVOLVIDA NO PIBID"
    "resumo" => "O artigo tem por objetivo apresentar uma experiência vivenciada por meio da atividade realizada sobre os conteúdos específicos de estatística, através do levantamento de informações, organização e sistematização dos mesmos, desenvolvida em uma turma do 2º ano do Ensino Médio em uma escola estadual localizada no município de Caruaru-PE. Visando contribuir para o ensino-aprendizagem dos estudantes, proporcionando um ensino de matemática de uma maneira dinâmica e diferente do método tradicionalista que é abordado. Para a realização da atividade proposta foram necessários três encontros presenciais entre os bolsistas do Pibid e os estudantes: no primeiro encontro foram explicitados os procedimentos para a realização do trabalho, possibilitando que os discentes pesquisassem atividades interessantes ao assunto específico. Os mesmos foram divididos em dois grupos compostos de cinco alunos e cada grupo ficou responsável por desenvolver atividades para discutir conteúdos de estatística na sala de aula. O segundo deu-se na orientação das propostas que os estudantes trouxeram, e o terceiro encontro culminou na apresentação dos trabalhos para o professor da disciplina de matemática e para os monitores do PIBID. Além dos encontros presenciais, os estudantes foram orientados através de redes sociais na elaboração da atividade. Trabalhando a matemática de forma lúdica e abordando o conteúdo específico, estatística, o grupo decidiu realizar uma pesquisa através do levantamento de dados, com a finalidade da construção de gráfico, como também em um jogo relacionado com a referente pesquisa. Os resultados mostram que as atividades foram importantes no processo de ensino e aprendizagem de conceitos estatísticos, originando métodos alternativos para o ensino de estatística. É perceptível que as atividades realizadas contribuíram na aprendizagem dos estudantes sobre conteúdos estatísticos, desenvolvendo o trabalho da melhor maneira possível, buscando compreender e superar suas dificuldades sobre o referido tema, havendo assim uma aceitação bastante positiva da proposta por parte dos alunos, além de termos ampliado nossos conhecimentos como licenciando, trazendo experiências significativas para a nossa formação acadêmica."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "ET-04: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior"
    "palavra_chave" => "PIBID, GRÁFICOS, JOGOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD3_SA4_ID810_30102016172531.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAROLINA LIMA DOS  SANTOS ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "KAROLINA ARAÚJO"
    "autor_email" => "karolinaaraujo789@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO-CENTRO ACADEMICO DO AGRESTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

O artigo tem por objetivo apresentar uma experiência vivenciada por meio da atividade realizada sobre os conteúdos específicos de estatística, através do levantamento de informações, organização e sistematização dos mesmos, desenvolvida em uma turma do 2º ano do Ensino Médio em uma escola estadual localizada no município de Caruaru-PE. Visando contribuir para o ensino-aprendizagem dos estudantes, proporcionando um ensino de matemática de uma maneira dinâmica e diferente do método tradicionalista que é abordado. Para a realização da atividade proposta foram necessários três encontros presenciais entre os bolsistas do Pibid e os estudantes: no primeiro encontro foram explicitados os procedimentos para a realização do trabalho, possibilitando que os discentes pesquisassem atividades interessantes ao assunto específico. Os mesmos foram divididos em dois grupos compostos de cinco alunos e cada grupo ficou responsável por desenvolver atividades para discutir conteúdos de estatística na sala de aula. O segundo deu-se na orientação das propostas que os estudantes trouxeram, e o terceiro encontro culminou na apresentação dos trabalhos para o professor da disciplina de matemática e para os monitores do PIBID. Além dos encontros presenciais, os estudantes foram orientados através de redes sociais na elaboração da atividade. Trabalhando a matemática de forma lúdica e abordando o conteúdo específico, estatística, o grupo decidiu realizar uma pesquisa através do levantamento de dados, com a finalidade da construção de gráfico, como também em um jogo relacionado com a referente pesquisa. Os resultados mostram que as atividades foram importantes no processo de ensino e aprendizagem de conceitos estatísticos, originando métodos alternativos para o ensino de estatística. É perceptível que as atividades realizadas contribuíram na aprendizagem dos estudantes sobre conteúdos estatísticos, desenvolvendo o trabalho da melhor maneira possível, buscando compreender e superar suas dificuldades sobre o referido tema, havendo assim uma aceitação bastante positiva da proposta por parte dos alunos, além de termos ampliado nossos conhecimentos como licenciando, trazendo experiências significativas para a nossa formação acadêmica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.