Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

O USO DA HISTÓRIA ORAL NA PESQUISA: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO MUNICIPIO DE ARARI-MA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, NARRATIVAS ORAIS, PROEB Comunicação Oral (CO) ET-14: Formação de Professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26489
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 47
    "inscrito_id" => 80
    "titulo" => "O USO DA HISTÓRIA ORAL NA PESQUISA: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO MUNICIPIO DE ARARI-MA"
    "resumo" => "O estudo objetiva apresentar as considerações iniciais de um projeto de pesquisa, em andamento, no curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA, campus São Luís Monte Castelo, acerca do processo de formação de professores de matemática no estado do Maranhão, com foco no município de Arari. O marco histórico utilizado é a implantação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN, Lei nº 9.394/96. Para o desenvolvimento da pesquisa utiliza-se o aporte teórico da História Oral como metodologia de pesquisa qualitativa. As narrativas orais foram constituídas a partir de entrevistas com professores da rede pública de ensino do referido município. No processo de constituição das fontes orais foram adotados os seguintes procedimentos: elaboração do roteiro de entrevista, realização de entrevistas gravadas, transcrição e textualização das entrevistas e obtenção da carta de cessão de direito. O roteiro continha questionamentos acerca da formação inicial do professor de matemática, de maneira a possibilitar ao docente revisitar memórias da sua formação inicial. Porém, algumas alterações foram necessárias uma vez que uma resposta do professor motivava o surgimento de outros questionamentos. Da analise de narrativas destacam-se as condições da formação inicial e as experiências na docência. Foi possível perceber no decorrer das suas falas que os professores externam em suas vidas docentes as percepções e aprendizagens adquiridas ao longo da sua formação desde a Educação Básica até o Ensino Superior. É evidenciada ainda a razão que motivou os docentes a escolherem o curso de Licenciatura em Matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-14: Formação de Professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, NARRATIVAS ORAIS, PROEB"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA14_ID80_14102016195942.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JASMINES FERNANDES CHAVES"
    "autor_nome_curto" => "JASMINE CHAVES"
    "autor_email" => "jasminefernandes2010@hotm"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26489
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 47
    "inscrito_id" => 80
    "titulo" => "O USO DA HISTÓRIA ORAL NA PESQUISA: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO MUNICIPIO DE ARARI-MA"
    "resumo" => "O estudo objetiva apresentar as considerações iniciais de um projeto de pesquisa, em andamento, no curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA, campus São Luís Monte Castelo, acerca do processo de formação de professores de matemática no estado do Maranhão, com foco no município de Arari. O marco histórico utilizado é a implantação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN, Lei nº 9.394/96. Para o desenvolvimento da pesquisa utiliza-se o aporte teórico da História Oral como metodologia de pesquisa qualitativa. As narrativas orais foram constituídas a partir de entrevistas com professores da rede pública de ensino do referido município. No processo de constituição das fontes orais foram adotados os seguintes procedimentos: elaboração do roteiro de entrevista, realização de entrevistas gravadas, transcrição e textualização das entrevistas e obtenção da carta de cessão de direito. O roteiro continha questionamentos acerca da formação inicial do professor de matemática, de maneira a possibilitar ao docente revisitar memórias da sua formação inicial. Porém, algumas alterações foram necessárias uma vez que uma resposta do professor motivava o surgimento de outros questionamentos. Da analise de narrativas destacam-se as condições da formação inicial e as experiências na docência. Foi possível perceber no decorrer das suas falas que os professores externam em suas vidas docentes as percepções e aprendizagens adquiridas ao longo da sua formação desde a Educação Básica até o Ensino Superior. É evidenciada ainda a razão que motivou os docentes a escolherem o curso de Licenciatura em Matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-14: Formação de Professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, NARRATIVAS ORAIS, PROEB"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA14_ID80_14102016195942.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JASMINES FERNANDES CHAVES"
    "autor_nome_curto" => "JASMINE CHAVES"
    "autor_email" => "jasminefernandes2010@hotm"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

O estudo objetiva apresentar as considerações iniciais de um projeto de pesquisa, em andamento, no curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA, campus São Luís Monte Castelo, acerca do processo de formação de professores de matemática no estado do Maranhão, com foco no município de Arari. O marco histórico utilizado é a implantação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN, Lei nº 9.394/96. Para o desenvolvimento da pesquisa utiliza-se o aporte teórico da História Oral como metodologia de pesquisa qualitativa. As narrativas orais foram constituídas a partir de entrevistas com professores da rede pública de ensino do referido município. No processo de constituição das fontes orais foram adotados os seguintes procedimentos: elaboração do roteiro de entrevista, realização de entrevistas gravadas, transcrição e textualização das entrevistas e obtenção da carta de cessão de direito. O roteiro continha questionamentos acerca da formação inicial do professor de matemática, de maneira a possibilitar ao docente revisitar memórias da sua formação inicial. Porém, algumas alterações foram necessárias uma vez que uma resposta do professor motivava o surgimento de outros questionamentos. Da analise de narrativas destacam-se as condições da formação inicial e as experiências na docência. Foi possível perceber no decorrer das suas falas que os professores externam em suas vidas docentes as percepções e aprendizagens adquiridas ao longo da sua formação desde a Educação Básica até o Ensino Superior. É evidenciada ainda a razão que motivou os docentes a escolherem o curso de Licenciatura em Matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.