O estudo objetiva apresentar as considerações iniciais de um projeto de pesquisa, em andamento, no curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA, campus São Luís Monte Castelo, acerca do processo de formação de professores de matemática no estado do Maranhão, com foco no município de Arari. O marco histórico utilizado é a implantação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN, Lei nº 9.394/96. Para o desenvolvimento da pesquisa utiliza-se o aporte teórico da História Oral como metodologia de pesquisa qualitativa. As narrativas orais foram constituídas a partir de entrevistas com professores da rede pública de ensino do referido município. No processo de constituição das fontes orais foram adotados os seguintes procedimentos: elaboração do roteiro de entrevista, realização de entrevistas gravadas, transcrição e textualização das entrevistas e obtenção da carta de cessão de direito. O roteiro continha questionamentos acerca da formação inicial do professor de matemática, de maneira a possibilitar ao docente revisitar memórias da sua formação inicial. Porém, algumas alterações foram necessárias uma vez que uma resposta do professor motivava o surgimento de outros questionamentos. Da analise de narrativas destacam-se as condições da formação inicial e as experiências na docência. Foi possível perceber no decorrer das suas falas que os professores externam em suas vidas docentes as percepções e aprendizagens adquiridas ao longo da sua formação desde a Educação Básica até o Ensino Superior. É evidenciada ainda a razão que motivou os docentes a escolherem o curso de Licenciatura em Matemática.