A GEOMETRIA DO TAXISTA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROEJA GUIA DE TURISMO
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26380 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 67 "inscrito_id" => 776 "titulo" => "A GEOMETRIA DO TAXISTA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROEJA GUIA DE TURISMO" "resumo" => "O presente trabalho buscou investigar porque e como a Geometria do Táxi pode ser ensinada com uso das tecnologias digitais no contexto do Proeja Guia de Turismo, por se tratar de uma geometria diferenciada daquela que é apresentada em sala de aula, a Geometria Euclidiana. A ideia de estudar a Geometria do Táxi se deve ao fato dela ser mais adequada para descrever a distância entre dois pontos (casas, apartamentos, lojas, etc.) de uma cidade do que a Geometria de Euclides. Assim, levando em consideração a especificidade da educação de jovens e adultos e o contexto escolar, aplicamos uma sequência de atividades que incluiu uma aula introdutória com auxílio do Google maps, o uso de um objeto de aprendizagem em uma aula no laboratório de informática e um questionário aplicado aos alunos. Os principais resultados observados foram que a Geometria do Táxi pode ser um conteúdo interdisciplinar que articula a matemática às disciplinas técnicas, o uso das tecnologias digitais pode modificar a dinâmica da aula e situar os alunos numa posição ativa dentro do processo de ensino-aprendizagem, motivando-os e favorecendo o desenvolvimento do pensamento geométrico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-06: Educação de Jovens e Adultos e Educação Matemática" "palavra_chave" => "GEOMETRIA DO TÁXI, PROEJA, INTERDISCIPLINARIDADE, TECNOLOGIAS DIGITAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA6_ID776_24102016145409.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA CHAGAS DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "FABIANA ANDRADE" "autor_email" => "bia.profmat@gmail.com" "autor_ies" => "CEFET-RJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26380 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 67 "inscrito_id" => 776 "titulo" => "A GEOMETRIA DO TAXISTA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROEJA GUIA DE TURISMO" "resumo" => "O presente trabalho buscou investigar porque e como a Geometria do Táxi pode ser ensinada com uso das tecnologias digitais no contexto do Proeja Guia de Turismo, por se tratar de uma geometria diferenciada daquela que é apresentada em sala de aula, a Geometria Euclidiana. A ideia de estudar a Geometria do Táxi se deve ao fato dela ser mais adequada para descrever a distância entre dois pontos (casas, apartamentos, lojas, etc.) de uma cidade do que a Geometria de Euclides. Assim, levando em consideração a especificidade da educação de jovens e adultos e o contexto escolar, aplicamos uma sequência de atividades que incluiu uma aula introdutória com auxílio do Google maps, o uso de um objeto de aprendizagem em uma aula no laboratório de informática e um questionário aplicado aos alunos. Os principais resultados observados foram que a Geometria do Táxi pode ser um conteúdo interdisciplinar que articula a matemática às disciplinas técnicas, o uso das tecnologias digitais pode modificar a dinâmica da aula e situar os alunos numa posição ativa dentro do processo de ensino-aprendizagem, motivando-os e favorecendo o desenvolvimento do pensamento geométrico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-06: Educação de Jovens e Adultos e Educação Matemática" "palavra_chave" => "GEOMETRIA DO TÁXI, PROEJA, INTERDISCIPLINARIDADE, TECNOLOGIAS DIGITAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA6_ID776_24102016145409.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA CHAGAS DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "FABIANA ANDRADE" "autor_email" => "bia.profmat@gmail.com" "autor_ies" => "CEFET-RJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }