Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

TÍTULO: UTILIZANDO O GEOGEBRA PARA APRENDER RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS

Palavra-chaves: TIC, GEOGEBRA, TRIGONOMETRIA Relato de Experiência (RE) ET-07: As Tecnologias no contexto da Educação Matemática
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26515
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 4
    "inscrito_id" => 196
    "titulo" => "TÍTULO: UTILIZANDO O GEOGEBRA PARA APRENDER RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS"
    "resumo" => "O presente artigo buscou analisar como o uso da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) pode contribuir para o ensino e aprendizagem da trigonometria, e entre as várias formas de tecnologias disponíveis que podem auxiliar professores e alunos em diferentes etapas, níveis e modalidades de ensino, optamos por direcionar nossa pesquisa para o uso do software educacional. Para isso, elaboramos um roteiro de atividades e desenvolvemos uma sequencia didática, onde realizamos uma intervenção com alunos do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), campus Pesqueira, na turma de Médio Integrado em Edificações, na componente curricular de matemática. Para a realização dessa pesquisa utilizamos o software GeoGebra como ferramenta facilitadora de ensino. A atividade com o GeoGebra tinha por objetivo verificar se por meio de construções interativas de figuras e objetos os alunos poderiam compreender e visualizarem melhor a representação gráfica e algébrica das razões trigonométricas no ciclo trigonométrico. Pois as ferramentas do software GeoGebra permitem uma associação e uma percepção dinâmica com a Álgebra e a Geometria. A partir disso, foi feita então, uma análise dos dados obtidos para verificar a desenvoltura dos alunos utilizando o suporte tecnológico como ferramenta de ensino. Dessa forma, do nosso ponto de vista, a partir da experiência em sala de aula e dos resultados alcançados após a realização das atividades, podemos identificar vários aspectos positivos referentes à motivação, compreensão visual, interação dos alunos a respeito da atividade, entre outros. Logo a presente pesquisa indica que o uso do software GeoGebra favoreceu o ensino e a aprendizagem do conteúdo deixando claro as suas potencialidades."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "ET-07: As Tecnologias no contexto da Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "TIC, GEOGEBRA, TRIGONOMETRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD3_SA7_ID196_09092016172154.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREZA RODRIGUES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANDREZA "
    "autor_email" => "andreza.r.1996@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26515
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 4
    "inscrito_id" => 196
    "titulo" => "TÍTULO: UTILIZANDO O GEOGEBRA PARA APRENDER RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS"
    "resumo" => "O presente artigo buscou analisar como o uso da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) pode contribuir para o ensino e aprendizagem da trigonometria, e entre as várias formas de tecnologias disponíveis que podem auxiliar professores e alunos em diferentes etapas, níveis e modalidades de ensino, optamos por direcionar nossa pesquisa para o uso do software educacional. Para isso, elaboramos um roteiro de atividades e desenvolvemos uma sequencia didática, onde realizamos uma intervenção com alunos do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), campus Pesqueira, na turma de Médio Integrado em Edificações, na componente curricular de matemática. Para a realização dessa pesquisa utilizamos o software GeoGebra como ferramenta facilitadora de ensino. A atividade com o GeoGebra tinha por objetivo verificar se por meio de construções interativas de figuras e objetos os alunos poderiam compreender e visualizarem melhor a representação gráfica e algébrica das razões trigonométricas no ciclo trigonométrico. Pois as ferramentas do software GeoGebra permitem uma associação e uma percepção dinâmica com a Álgebra e a Geometria. A partir disso, foi feita então, uma análise dos dados obtidos para verificar a desenvoltura dos alunos utilizando o suporte tecnológico como ferramenta de ensino. Dessa forma, do nosso ponto de vista, a partir da experiência em sala de aula e dos resultados alcançados após a realização das atividades, podemos identificar vários aspectos positivos referentes à motivação, compreensão visual, interação dos alunos a respeito da atividade, entre outros. Logo a presente pesquisa indica que o uso do software GeoGebra favoreceu o ensino e a aprendizagem do conteúdo deixando claro as suas potencialidades."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "ET-07: As Tecnologias no contexto da Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "TIC, GEOGEBRA, TRIGONOMETRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD3_SA7_ID196_09092016172154.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREZA RODRIGUES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANDREZA "
    "autor_email" => "andreza.r.1996@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

O presente artigo buscou analisar como o uso da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) pode contribuir para o ensino e aprendizagem da trigonometria, e entre as várias formas de tecnologias disponíveis que podem auxiliar professores e alunos em diferentes etapas, níveis e modalidades de ensino, optamos por direcionar nossa pesquisa para o uso do software educacional. Para isso, elaboramos um roteiro de atividades e desenvolvemos uma sequencia didática, onde realizamos uma intervenção com alunos do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), campus Pesqueira, na turma de Médio Integrado em Edificações, na componente curricular de matemática. Para a realização dessa pesquisa utilizamos o software GeoGebra como ferramenta facilitadora de ensino. A atividade com o GeoGebra tinha por objetivo verificar se por meio de construções interativas de figuras e objetos os alunos poderiam compreender e visualizarem melhor a representação gráfica e algébrica das razões trigonométricas no ciclo trigonométrico. Pois as ferramentas do software GeoGebra permitem uma associação e uma percepção dinâmica com a Álgebra e a Geometria. A partir disso, foi feita então, uma análise dos dados obtidos para verificar a desenvoltura dos alunos utilizando o suporte tecnológico como ferramenta de ensino. Dessa forma, do nosso ponto de vista, a partir da experiência em sala de aula e dos resultados alcançados após a realização das atividades, podemos identificar vários aspectos positivos referentes à motivação, compreensão visual, interação dos alunos a respeito da atividade, entre outros. Logo a presente pesquisa indica que o uso do software GeoGebra favoreceu o ensino e a aprendizagem do conteúdo deixando claro as suas potencialidades.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.