Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

O USO DE JOGOS COMO METODOLOGIA NO ENSINO DE ÁREA E PERÍMETRO UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID

Palavra-chaves: PIBID, JOGOS MATEMÁTICOS, ÁREA E PERÍMETRO, DOCÊNCIA Relato de Experiência (RE) ET-04: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26491
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 160
    "inscrito_id" => 808
    "titulo" => "O USO DE JOGOS COMO METODOLOGIA NO ENSINO DE ÁREA E PERÍMETRO UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar a vivência de alguns jogos matemáticos (Tangram, Jogo do Milhão Matemático (área e perímetro), Jogo das Perguntas, Jogo do Tabuleiro e o Jogo Passa ou Repassa) e de como foram utilizados em uma turma do terceiro ano do ensino médio de uma escola estadual da cidade de Caruaru – Pernambuco em de setembro de 2016. Visando contribuir para a aprendizagem dos alunos e proporcionar aulas de matemática motivadoras e dinâmicas, foi proposto aos alunos um trabalho para elaborar ou adaptar alguns jogos de acordo com o conteúdo de área e perímetro. Para a seleção, adaptação e apresentação dos jogos foram necessários três encontros presenciais entre os bolsistas do Pibid e os alunos: o primeiro encontro foi evidenciado os procedimentos do trabalho e distribuído os estudantes em grupos, o segundo encontro foram orientadas propostas trazidas pelos alunos (foram necessárias mais discussões por meio de uma rede social para sistematizar as propostas) e o terceiro encontro para a apresentação dos trabalhos e jogos matemáticos para o professor da disciplina de matemática e para os monitores do PIBID. Com este trabalho podemos observar, a partir da utilização e confecção de jogos, algumas dúvidas e conflitos sobre o conteúdo de área e perímetro, pois, verificamos erros na elaboração de questões e respostas de alguns jogos, como também na fala de alguns alunos durante a apresentação das definições e fórmulas de área. Foi interessante para nós pibidiandos, discutir com os alunos sobre essas dúvidas, e apresentar as devidas correções de cada jogo, mas nos questionamos se de fato houve aprendizagem desses estudantes com relação á área e perímetro. Por outro lado, a proposta do trabalho permitiu que os pibidiandos conhecessem novos jogos e percebessem como os jogos podem ser uma ferramenta muito importante para as aulas de matemática, pois auxilia na participação."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "ET-04: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior"
    "palavra_chave" => "PIBID, JOGOS MATEMÁTICOS, ÁREA E PERÍMETRO, DOCÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD3_SA4_ID808_30102016175102.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ADEILTON CORDEIRO DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ADEILTON C. DEL"
    "autor_email" => "adeilton.solza@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26491
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 160
    "inscrito_id" => 808
    "titulo" => "O USO DE JOGOS COMO METODOLOGIA NO ENSINO DE ÁREA E PERÍMETRO UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar a vivência de alguns jogos matemáticos (Tangram, Jogo do Milhão Matemático (área e perímetro), Jogo das Perguntas, Jogo do Tabuleiro e o Jogo Passa ou Repassa) e de como foram utilizados em uma turma do terceiro ano do ensino médio de uma escola estadual da cidade de Caruaru – Pernambuco em de setembro de 2016. Visando contribuir para a aprendizagem dos alunos e proporcionar aulas de matemática motivadoras e dinâmicas, foi proposto aos alunos um trabalho para elaborar ou adaptar alguns jogos de acordo com o conteúdo de área e perímetro. Para a seleção, adaptação e apresentação dos jogos foram necessários três encontros presenciais entre os bolsistas do Pibid e os alunos: o primeiro encontro foi evidenciado os procedimentos do trabalho e distribuído os estudantes em grupos, o segundo encontro foram orientadas propostas trazidas pelos alunos (foram necessárias mais discussões por meio de uma rede social para sistematizar as propostas) e o terceiro encontro para a apresentação dos trabalhos e jogos matemáticos para o professor da disciplina de matemática e para os monitores do PIBID. Com este trabalho podemos observar, a partir da utilização e confecção de jogos, algumas dúvidas e conflitos sobre o conteúdo de área e perímetro, pois, verificamos erros na elaboração de questões e respostas de alguns jogos, como também na fala de alguns alunos durante a apresentação das definições e fórmulas de área. Foi interessante para nós pibidiandos, discutir com os alunos sobre essas dúvidas, e apresentar as devidas correções de cada jogo, mas nos questionamos se de fato houve aprendizagem desses estudantes com relação á área e perímetro. Por outro lado, a proposta do trabalho permitiu que os pibidiandos conhecessem novos jogos e percebessem como os jogos podem ser uma ferramenta muito importante para as aulas de matemática, pois auxilia na participação."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "ET-04: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior"
    "palavra_chave" => "PIBID, JOGOS MATEMÁTICOS, ÁREA E PERÍMETRO, DOCÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD3_SA4_ID808_30102016175102.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ADEILTON CORDEIRO DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ADEILTON C. DEL"
    "autor_email" => "adeilton.solza@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar a vivência de alguns jogos matemáticos (Tangram, Jogo do Milhão Matemático (área e perímetro), Jogo das Perguntas, Jogo do Tabuleiro e o Jogo Passa ou Repassa) e de como foram utilizados em uma turma do terceiro ano do ensino médio de uma escola estadual da cidade de Caruaru – Pernambuco em de setembro de 2016. Visando contribuir para a aprendizagem dos alunos e proporcionar aulas de matemática motivadoras e dinâmicas, foi proposto aos alunos um trabalho para elaborar ou adaptar alguns jogos de acordo com o conteúdo de área e perímetro. Para a seleção, adaptação e apresentação dos jogos foram necessários três encontros presenciais entre os bolsistas do Pibid e os alunos: o primeiro encontro foi evidenciado os procedimentos do trabalho e distribuído os estudantes em grupos, o segundo encontro foram orientadas propostas trazidas pelos alunos (foram necessárias mais discussões por meio de uma rede social para sistematizar as propostas) e o terceiro encontro para a apresentação dos trabalhos e jogos matemáticos para o professor da disciplina de matemática e para os monitores do PIBID. Com este trabalho podemos observar, a partir da utilização e confecção de jogos, algumas dúvidas e conflitos sobre o conteúdo de área e perímetro, pois, verificamos erros na elaboração de questões e respostas de alguns jogos, como também na fala de alguns alunos durante a apresentação das definições e fórmulas de área. Foi interessante para nós pibidiandos, discutir com os alunos sobre essas dúvidas, e apresentar as devidas correções de cada jogo, mas nos questionamos se de fato houve aprendizagem desses estudantes com relação á área e perímetro. Por outro lado, a proposta do trabalho permitiu que os pibidiandos conhecessem novos jogos e percebessem como os jogos podem ser uma ferramenta muito importante para as aulas de matemática, pois auxilia na participação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.