ATIVIDADES ESTATÍSTICAS NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA DE ALUNOS E FUTUROS PROFESSORES DESENVOLVIDA NO PIBID
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26405 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 157 "inscrito_id" => 810 "titulo" => "ATIVIDADES ESTATÍSTICAS NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA DE ALUNOS E FUTUROS PROFESSORES DESENVOLVIDA NO PIBID" "resumo" => "O artigo tem por objetivo apresentar uma experiência vivenciada por meio da atividade realizada sobre os conteúdos específicos de estatística, através do levantamento de informações, organização e sistematização dos mesmos, desenvolvida em uma turma do 2º ano do Ensino Médio em uma escola estadual localizada no município de Caruaru-PE. Visando contribuir para o ensino-aprendizagem dos estudantes, proporcionando um ensino de matemática de uma maneira dinâmica e diferente do método tradicionalista que é abordado. Para a realização da atividade proposta foram necessários três encontros presenciais entre os bolsistas do Pibid e os estudantes: no primeiro encontro foram explicitados os procedimentos para a realização do trabalho, possibilitando que os discentes pesquisassem atividades interessantes ao assunto específico. Os mesmos foram divididos em dois grupos compostos de cinco alunos e cada grupo ficou responsável por desenvolver atividades para discutir conteúdos de estatística na sala de aula. O segundo deu-se na orientação das propostas que os estudantes trouxeram, e o terceiro encontro culminou na apresentação dos trabalhos para o professor da disciplina de matemática e para os monitores do PIBID. Além dos encontros presenciais, os estudantes foram orientados através de redes sociais na elaboração da atividade. Trabalhando a matemática de forma lúdica e abordando o conteúdo específico, estatística, o grupo decidiu realizar uma pesquisa através do levantamento de dados, com a finalidade da construção de gráfico, como também em um jogo relacionado com a referente pesquisa. Os resultados mostram que as atividades foram importantes no processo de ensino e aprendizagem de conceitos estatísticos, originando métodos alternativos para o ensino de estatística. É perceptível que as atividades realizadas contribuíram na aprendizagem dos estudantes sobre conteúdos estatísticos, desenvolvendo o trabalho da melhor maneira possível, buscando compreender e superar suas dificuldades sobre o referido tema, havendo assim uma aceitação bastante positiva da proposta por parte dos alunos, além de termos ampliado nossos conhecimentos como licenciando, trazendo experiências significativas para a nossa formação acadêmica." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "ET-04: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior" "palavra_chave" => "PIBID, GRÁFICOS, JOGOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD3_SA4_ID810_30102016172531.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAROLINA LIMA DOS SANTOS ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "KAROLINA ARAÚJO" "autor_email" => "karolinaaraujo789@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO-CENTRO ACADEMICO DO AGRESTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26405 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 157 "inscrito_id" => 810 "titulo" => "ATIVIDADES ESTATÍSTICAS NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA DE ALUNOS E FUTUROS PROFESSORES DESENVOLVIDA NO PIBID" "resumo" => "O artigo tem por objetivo apresentar uma experiência vivenciada por meio da atividade realizada sobre os conteúdos específicos de estatística, através do levantamento de informações, organização e sistematização dos mesmos, desenvolvida em uma turma do 2º ano do Ensino Médio em uma escola estadual localizada no município de Caruaru-PE. Visando contribuir para o ensino-aprendizagem dos estudantes, proporcionando um ensino de matemática de uma maneira dinâmica e diferente do método tradicionalista que é abordado. Para a realização da atividade proposta foram necessários três encontros presenciais entre os bolsistas do Pibid e os estudantes: no primeiro encontro foram explicitados os procedimentos para a realização do trabalho, possibilitando que os discentes pesquisassem atividades interessantes ao assunto específico. Os mesmos foram divididos em dois grupos compostos de cinco alunos e cada grupo ficou responsável por desenvolver atividades para discutir conteúdos de estatística na sala de aula. O segundo deu-se na orientação das propostas que os estudantes trouxeram, e o terceiro encontro culminou na apresentação dos trabalhos para o professor da disciplina de matemática e para os monitores do PIBID. Além dos encontros presenciais, os estudantes foram orientados através de redes sociais na elaboração da atividade. Trabalhando a matemática de forma lúdica e abordando o conteúdo específico, estatística, o grupo decidiu realizar uma pesquisa através do levantamento de dados, com a finalidade da construção de gráfico, como também em um jogo relacionado com a referente pesquisa. Os resultados mostram que as atividades foram importantes no processo de ensino e aprendizagem de conceitos estatísticos, originando métodos alternativos para o ensino de estatística. É perceptível que as atividades realizadas contribuíram na aprendizagem dos estudantes sobre conteúdos estatísticos, desenvolvendo o trabalho da melhor maneira possível, buscando compreender e superar suas dificuldades sobre o referido tema, havendo assim uma aceitação bastante positiva da proposta por parte dos alunos, além de termos ampliado nossos conhecimentos como licenciando, trazendo experiências significativas para a nossa formação acadêmica." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "ET-04: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior" "palavra_chave" => "PIBID, GRÁFICOS, JOGOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD3_SA4_ID810_30102016172531.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAROLINA LIMA DOS SANTOS ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "KAROLINA ARAÚJO" "autor_email" => "karolinaaraujo789@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO-CENTRO ACADEMICO DO AGRESTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }