Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

RE(SIGINFICANDO) O ENSINO DE POLÍGONOS REGULARES

Palavra-chaves: POLÍGONOS REGULARES, GEOMETRIA, PENSAMENTO GEOMÉTRICO Comunicação Oral (CO) ET-04: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26511
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 136
    "inscrito_id" => 60
    "titulo" => "RE(SIGINFICANDO) O ENSINO DE POLÍGONOS REGULARES"
    "resumo" => "Trabalhar o desenvolvimento do pensamento geométrico é uma ação indispensável na atividade docente. A exploração dos conceitos geométricos contribui para desenvolver habilidades geométricas na educação dos sujeitos aprendizes. Assim, o presente trabalho tem como objetivo relatar as atividades desenvolvidas por meio de um projeto pedagógico intitulado “Polígonos regulares: investigando revestimentos”, executado em uma escola pública de Ensino Fundamental na cidade de Patos, PB, com alunos do 7° anos do Ensino Fundamental.   A proposta visou re(significar) o ensino dos polígonos regulares abordados nos livros didáticos do Ensino Fundamental. Os aspectos metodológicos consistiram na elaboração de um roteiro contendo algumas atividades que proporcionasse aos alunos uma investigação e exploração da geometria.  O projeto foi dividido em três momentos, quais sejam: observação, registro e pesquisa de revestimentos  nas ruas do bairro onde moram, conforme suas percepções; segundo momento, leitura e reflexão de um texto intitulado Uma arte antiga, história contida no livro didático de Giovanni Júnior e Castrucci (2009); por último, foi solicitado criação de um mosaico, utilizando os seguintes materiais: cartolina, papel colorido, papel quadriculado, régua, tesoura e cola. Na sequência foram lançados os seguintes desafios: construção de várias peças com pedaços de cartolina (quadrados, hexágonos e triângulos). O relato de experiência busca respaldo teórico no campo da Educação Matemática. Esta atividade pedagógica gerou resultados satisfatórios, pelas quais foi possível conscientizar os educandos para a importância da Geometria no seu espaço, percebendo que ela faz parte do cotidiano; podendo, porém, torná-la mais atrativa e eficaz. Ademais, constata-se que foi possível re(significar) o ensino de polígonos regulares por meios de um trabalho sistematizado dessa natureza"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-04: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior"
    "palavra_chave" => "POLÍGONOS REGULARES, GEOMETRIA, PENSAMENTO GEOMÉTRICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA4_ID60_30102016124200.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO MARCELINO DE MORAIS FILHO"
    "autor_nome_curto" => "MARCELINO"
    "autor_email" => "marcelino-morais@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA- CAMPUS VII"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26511
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 136
    "inscrito_id" => 60
    "titulo" => "RE(SIGINFICANDO) O ENSINO DE POLÍGONOS REGULARES"
    "resumo" => "Trabalhar o desenvolvimento do pensamento geométrico é uma ação indispensável na atividade docente. A exploração dos conceitos geométricos contribui para desenvolver habilidades geométricas na educação dos sujeitos aprendizes. Assim, o presente trabalho tem como objetivo relatar as atividades desenvolvidas por meio de um projeto pedagógico intitulado “Polígonos regulares: investigando revestimentos”, executado em uma escola pública de Ensino Fundamental na cidade de Patos, PB, com alunos do 7° anos do Ensino Fundamental.   A proposta visou re(significar) o ensino dos polígonos regulares abordados nos livros didáticos do Ensino Fundamental. Os aspectos metodológicos consistiram na elaboração de um roteiro contendo algumas atividades que proporcionasse aos alunos uma investigação e exploração da geometria.  O projeto foi dividido em três momentos, quais sejam: observação, registro e pesquisa de revestimentos  nas ruas do bairro onde moram, conforme suas percepções; segundo momento, leitura e reflexão de um texto intitulado Uma arte antiga, história contida no livro didático de Giovanni Júnior e Castrucci (2009); por último, foi solicitado criação de um mosaico, utilizando os seguintes materiais: cartolina, papel colorido, papel quadriculado, régua, tesoura e cola. Na sequência foram lançados os seguintes desafios: construção de várias peças com pedaços de cartolina (quadrados, hexágonos e triângulos). O relato de experiência busca respaldo teórico no campo da Educação Matemática. Esta atividade pedagógica gerou resultados satisfatórios, pelas quais foi possível conscientizar os educandos para a importância da Geometria no seu espaço, percebendo que ela faz parte do cotidiano; podendo, porém, torná-la mais atrativa e eficaz. Ademais, constata-se que foi possível re(significar) o ensino de polígonos regulares por meios de um trabalho sistematizado dessa natureza"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-04: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior"
    "palavra_chave" => "POLÍGONOS REGULARES, GEOMETRIA, PENSAMENTO GEOMÉTRICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA4_ID60_30102016124200.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO MARCELINO DE MORAIS FILHO"
    "autor_nome_curto" => "MARCELINO"
    "autor_email" => "marcelino-morais@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA- CAMPUS VII"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

Trabalhar o desenvolvimento do pensamento geométrico é uma ação indispensável na atividade docente. A exploração dos conceitos geométricos contribui para desenvolver habilidades geométricas na educação dos sujeitos aprendizes. Assim, o presente trabalho tem como objetivo relatar as atividades desenvolvidas por meio de um projeto pedagógico intitulado “Polígonos regulares: investigando revestimentos”, executado em uma escola pública de Ensino Fundamental na cidade de Patos, PB, com alunos do 7° anos do Ensino Fundamental. A proposta visou re(significar) o ensino dos polígonos regulares abordados nos livros didáticos do Ensino Fundamental. Os aspectos metodológicos consistiram na elaboração de um roteiro contendo algumas atividades que proporcionasse aos alunos uma investigação e exploração da geometria. O projeto foi dividido em três momentos, quais sejam: observação, registro e pesquisa de revestimentos nas ruas do bairro onde moram, conforme suas percepções; segundo momento, leitura e reflexão de um texto intitulado Uma arte antiga, história contida no livro didático de Giovanni Júnior e Castrucci (2009); por último, foi solicitado criação de um mosaico, utilizando os seguintes materiais: cartolina, papel colorido, papel quadriculado, régua, tesoura e cola. Na sequência foram lançados os seguintes desafios: construção de várias peças com pedaços de cartolina (quadrados, hexágonos e triângulos). O relato de experiência busca respaldo teórico no campo da Educação Matemática. Esta atividade pedagógica gerou resultados satisfatórios, pelas quais foi possível conscientizar os educandos para a importância da Geometria no seu espaço, percebendo que ela faz parte do cotidiano; podendo, porém, torná-la mais atrativa e eficaz. Ademais, constata-se que foi possível re(significar) o ensino de polígonos regulares por meios de um trabalho sistematizado dessa natureza

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.