RE(SIGINFICANDO) O ENSINO DE POLÍGONOS REGULARES
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26511 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 136 "inscrito_id" => 60 "titulo" => "RE(SIGINFICANDO) O ENSINO DE POLÍGONOS REGULARES" "resumo" => "Trabalhar o desenvolvimento do pensamento geométrico é uma ação indispensável na atividade docente. A exploração dos conceitos geométricos contribui para desenvolver habilidades geométricas na educação dos sujeitos aprendizes. Assim, o presente trabalho tem como objetivo relatar as atividades desenvolvidas por meio de um projeto pedagógico intitulado “Polígonos regulares: investigando revestimentos”, executado em uma escola pública de Ensino Fundamental na cidade de Patos, PB, com alunos do 7° anos do Ensino Fundamental. A proposta visou re(significar) o ensino dos polígonos regulares abordados nos livros didáticos do Ensino Fundamental. Os aspectos metodológicos consistiram na elaboração de um roteiro contendo algumas atividades que proporcionasse aos alunos uma investigação e exploração da geometria. O projeto foi dividido em três momentos, quais sejam: observação, registro e pesquisa de revestimentos nas ruas do bairro onde moram, conforme suas percepções; segundo momento, leitura e reflexão de um texto intitulado Uma arte antiga, história contida no livro didático de Giovanni Júnior e Castrucci (2009); por último, foi solicitado criação de um mosaico, utilizando os seguintes materiais: cartolina, papel colorido, papel quadriculado, régua, tesoura e cola. Na sequência foram lançados os seguintes desafios: construção de várias peças com pedaços de cartolina (quadrados, hexágonos e triângulos). O relato de experiência busca respaldo teórico no campo da Educação Matemática. Esta atividade pedagógica gerou resultados satisfatórios, pelas quais foi possível conscientizar os educandos para a importância da Geometria no seu espaço, percebendo que ela faz parte do cotidiano; podendo, porém, torná-la mais atrativa e eficaz. Ademais, constata-se que foi possível re(significar) o ensino de polígonos regulares por meios de um trabalho sistematizado dessa natureza" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-04: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior" "palavra_chave" => "POLÍGONOS REGULARES, GEOMETRIA, PENSAMENTO GEOMÉTRICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA4_ID60_30102016124200.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO MARCELINO DE MORAIS FILHO" "autor_nome_curto" => "MARCELINO" "autor_email" => "marcelino-morais@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA- CAMPUS VII" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26511 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 136 "inscrito_id" => 60 "titulo" => "RE(SIGINFICANDO) O ENSINO DE POLÍGONOS REGULARES" "resumo" => "Trabalhar o desenvolvimento do pensamento geométrico é uma ação indispensável na atividade docente. A exploração dos conceitos geométricos contribui para desenvolver habilidades geométricas na educação dos sujeitos aprendizes. Assim, o presente trabalho tem como objetivo relatar as atividades desenvolvidas por meio de um projeto pedagógico intitulado “Polígonos regulares: investigando revestimentos”, executado em uma escola pública de Ensino Fundamental na cidade de Patos, PB, com alunos do 7° anos do Ensino Fundamental. A proposta visou re(significar) o ensino dos polígonos regulares abordados nos livros didáticos do Ensino Fundamental. Os aspectos metodológicos consistiram na elaboração de um roteiro contendo algumas atividades que proporcionasse aos alunos uma investigação e exploração da geometria. O projeto foi dividido em três momentos, quais sejam: observação, registro e pesquisa de revestimentos nas ruas do bairro onde moram, conforme suas percepções; segundo momento, leitura e reflexão de um texto intitulado Uma arte antiga, história contida no livro didático de Giovanni Júnior e Castrucci (2009); por último, foi solicitado criação de um mosaico, utilizando os seguintes materiais: cartolina, papel colorido, papel quadriculado, régua, tesoura e cola. Na sequência foram lançados os seguintes desafios: construção de várias peças com pedaços de cartolina (quadrados, hexágonos e triângulos). O relato de experiência busca respaldo teórico no campo da Educação Matemática. Esta atividade pedagógica gerou resultados satisfatórios, pelas quais foi possível conscientizar os educandos para a importância da Geometria no seu espaço, percebendo que ela faz parte do cotidiano; podendo, porém, torná-la mais atrativa e eficaz. Ademais, constata-se que foi possível re(significar) o ensino de polígonos regulares por meios de um trabalho sistematizado dessa natureza" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-04: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior" "palavra_chave" => "POLÍGONOS REGULARES, GEOMETRIA, PENSAMENTO GEOMÉTRICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA4_ID60_30102016124200.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO MARCELINO DE MORAIS FILHO" "autor_nome_curto" => "MARCELINO" "autor_email" => "marcelino-morais@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA- CAMPUS VII" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }