Ao longo dos últimos anos, a História da Matemática vem se concretizando como área de conhecimento e investigação em Educação Matemática. Pesquisas desenvolvidas na área mostram que o saber matemática está fortemente relacionado à motivação e interesse dos alunos por essa ciência. Nesta pesquisa, buscou-se investigar as potencialidades pedagógicas que a História da Matemática numa escola de Ensino Médio na cidade de Santa Luzia-PB. Foram delimitados como objetivo de estudos: identificar a importância da História da Matemática como uma ferramenta na aprendizagem, verificar se os alunos gostam ou não desta disciplina, bem como justificar o porquê da sua resposta, certificar se os docentes abordam ou não a História da Matemática em sala de aula.
A partir do questionário aplicado, colhemos dados que certificou a carência dos alunos sobre a História da Matemática, dando ênfase sobre sua importância, uma vez que ao saber como foram surgindo os conceitos matemáticos e percebendo sua ligação com as necessidades sociais e culturais dos povos, os alunos passam a entender melhor tais conceitos dando significados á aprendizagem Matemática.