O seguinte trabalho irá relatar experiência de alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Que apresentaram uma oficina, chamada “O estudo da função do 1° grau através da análise da conta de energia elétrica” onde foi trabalhado a modelagem matemática, para estudar funções de grau 1 aplicadas nas contas de energia elétrica. A presente oficina foi aplicada a 25 alunos, todos do 1° do ensino médio. Apresentamos uma explanação do estudo das funções e como implantar a modelagem dentro desse assunto, entregamos um questionário aos mesmos onde eles iriam encontra a função utilizada para encontrar o preço final da conta utilizando a modelagem matemática para encontrar essa função, para desta maneira atendê-los o obter o resultado esperado ao fim da oficina. O material entregue aos discentes continua um questionário onde nele os mesmos iriam explorar o tema e desenvolver seu raciocínio para obter sucesso em suas respostas. Ao fim da oficina, percebemos que os discentes obtiveram uma melhor compreensão do conteúdo abordado, pois saímos do modelo tradicional de ensino e apresentamos uma ferramenta importante que foi a utilização do jogo. A oficina pedagógica se mostrou como uma prática que possibilitou aos alunos uma aula atrativa, pois permitiu que eles fossem indivíduos ativos no processo de ensino-aprendizagem já que com o uso do lúdico eles tiraram suas próprias conclusões a respeito dos conteúdos que foram abordados podendo trabalha-los no dia a dia. Intervenções como esta é de grande valia tanto para nós futuros professores como para nossos discentes, pois há uma troca de experiência já que trabalhamos com uma disciplina que pode aprender de maneira divertida, dinâmica e atrativa. Possibilitando assim, um aprendizado necessário e satisfatório na disciplina de matemática.