Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

ORGANIZADOR PRÉVIO PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A EMISSÃO DE CO2 POR USO DE RECURSOS ENERGÉTICOS A PARTIR DA FUNÇÃO AFIM

Palavra-chaves: ETNOMATEMÁTICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, FUNÇÃO AFIM Comunicação Oral (CO) ET-10. Educação Matemática, Cultura e Diferença
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26502
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 212
    "inscrito_id" => 853
    "titulo" => "ORGANIZADOR PRÉVIO PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A EMISSÃO DE CO2 POR USO DE RECURSOS ENERGÉTICOS A PARTIR DA FUNÇÃO AFIM"
    "resumo" => "Atualmente as recomendações dos documentos governamentais é que os atos educativos possam estar voltados para um trabalho integrado entre áreas na perspectiva da escola enquanto formadora de cidadãos críticos e reflexivos. Diante disto, a matemática perde, então, o caráter meramente conteudista e passa a relacionar-se com outros conteúdos que podem não ser explicitamente matemáticos. A partir deste ponto de vista é que, com marco teórico na Etnomatemática, este estudo investe na planificação de uma proposta didática elaborada a partir das respostas ao Questionário Diagnóstico dos 44 sujeitos investigados de uma das turmas do 1º ano de uma Escola de Referência em Ensino Médio, situada no município do Carpina – PE. Exploramos as idealizações de função afim do tipo linear utilizadas pelo grupo investigado e também presentes nos fatores médios de emissão de gás carbônico por recursos renováveis e não renováveis, levantando reflexões sobre o consumo sustentável de energia elétrica. Os propósitos educacionais também estão respaldados na Teoria da Aprendizagem Significativa Ausubeliana, pois pretendemos que esta proposta possa ser caracterizada como Organizador Prévio. Metodologicamente, diante de seus propósitos esta investigação com abordagem qualitativa e foco descritivo é demarcada como um estudo de caso educativo, onde levando em consideração as categorizações na análise das respostas apreciadas pelos sujeitos ao questionário diagnóstico, elaborou-se uma proposta didática para ser aplicada em futuras investigações. Esperamos que o material elaborado possa contribuir para melhorias quanto ao ensino de matemática e, em especial, a formação da cidadania. Além disso, que possa servir de arcabouço prático e teórico para outros professores e pesquisadores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-10. Educação Matemática, Cultura e Diferença"
    "palavra_chave" => "ETNOMATEMÁTICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, FUNÇÃO AFIM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA10_ID853_30102016235500.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERIVERTON JOSÉ DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ERIVERTON JOSÉ"
    "autor_email" => "erivertonjose@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO CAMPUS MATA NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26502
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 212
    "inscrito_id" => 853
    "titulo" => "ORGANIZADOR PRÉVIO PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A EMISSÃO DE CO2 POR USO DE RECURSOS ENERGÉTICOS A PARTIR DA FUNÇÃO AFIM"
    "resumo" => "Atualmente as recomendações dos documentos governamentais é que os atos educativos possam estar voltados para um trabalho integrado entre áreas na perspectiva da escola enquanto formadora de cidadãos críticos e reflexivos. Diante disto, a matemática perde, então, o caráter meramente conteudista e passa a relacionar-se com outros conteúdos que podem não ser explicitamente matemáticos. A partir deste ponto de vista é que, com marco teórico na Etnomatemática, este estudo investe na planificação de uma proposta didática elaborada a partir das respostas ao Questionário Diagnóstico dos 44 sujeitos investigados de uma das turmas do 1º ano de uma Escola de Referência em Ensino Médio, situada no município do Carpina – PE. Exploramos as idealizações de função afim do tipo linear utilizadas pelo grupo investigado e também presentes nos fatores médios de emissão de gás carbônico por recursos renováveis e não renováveis, levantando reflexões sobre o consumo sustentável de energia elétrica. Os propósitos educacionais também estão respaldados na Teoria da Aprendizagem Significativa Ausubeliana, pois pretendemos que esta proposta possa ser caracterizada como Organizador Prévio. Metodologicamente, diante de seus propósitos esta investigação com abordagem qualitativa e foco descritivo é demarcada como um estudo de caso educativo, onde levando em consideração as categorizações na análise das respostas apreciadas pelos sujeitos ao questionário diagnóstico, elaborou-se uma proposta didática para ser aplicada em futuras investigações. Esperamos que o material elaborado possa contribuir para melhorias quanto ao ensino de matemática e, em especial, a formação da cidadania. Além disso, que possa servir de arcabouço prático e teórico para outros professores e pesquisadores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-10. Educação Matemática, Cultura e Diferença"
    "palavra_chave" => "ETNOMATEMÁTICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, FUNÇÃO AFIM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA10_ID853_30102016235500.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERIVERTON JOSÉ DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ERIVERTON JOSÉ"
    "autor_email" => "erivertonjose@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO CAMPUS MATA NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

Atualmente as recomendações dos documentos governamentais é que os atos educativos possam estar voltados para um trabalho integrado entre áreas na perspectiva da escola enquanto formadora de cidadãos críticos e reflexivos. Diante disto, a matemática perde, então, o caráter meramente conteudista e passa a relacionar-se com outros conteúdos que podem não ser explicitamente matemáticos. A partir deste ponto de vista é que, com marco teórico na Etnomatemática, este estudo investe na planificação de uma proposta didática elaborada a partir das respostas ao Questionário Diagnóstico dos 44 sujeitos investigados de uma das turmas do 1º ano de uma Escola de Referência em Ensino Médio, situada no município do Carpina – PE. Exploramos as idealizações de função afim do tipo linear utilizadas pelo grupo investigado e também presentes nos fatores médios de emissão de gás carbônico por recursos renováveis e não renováveis, levantando reflexões sobre o consumo sustentável de energia elétrica. Os propósitos educacionais também estão respaldados na Teoria da Aprendizagem Significativa Ausubeliana, pois pretendemos que esta proposta possa ser caracterizada como Organizador Prévio. Metodologicamente, diante de seus propósitos esta investigação com abordagem qualitativa e foco descritivo é demarcada como um estudo de caso educativo, onde levando em consideração as categorizações na análise das respostas apreciadas pelos sujeitos ao questionário diagnóstico, elaborou-se uma proposta didática para ser aplicada em futuras investigações. Esperamos que o material elaborado possa contribuir para melhorias quanto ao ensino de matemática e, em especial, a formação da cidadania. Além disso, que possa servir de arcabouço prático e teórico para outros professores e pesquisadores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.